Profa. Dra. Rosane Carvalho

É museóloga e relações públicas com 30 anos de experiência na área de comunicação de museus, tendo trabalhado na Fundação Nacional PróMemoria, no Museu da República e no Museu Histórico Nacional. É professora concursada de Comunicação Social-Relações Públicas na UERJ.

Mestre e Doutora em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ e Pós Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Museologia e Patrimônio da UNIRIO/MAST, tem expertise em pesquisas de público, desenvolvimento de público, comunicação e planos estratégicos em museus.

Como bolsista da Comissão Fulbright e da CAPES fez especialização em Comunicação e Marketing em importantes museus nos Estados Unidos, como Smithsonian Institution, MoMA, Fine Arts Museums of San Francisco, National Museum of the American Indian, aos quais retornou por diversas vezes nos últimos anos para entrevistas e atualização de sua pesquisa.

De 2011 a 2014 foi consultora da Fundação Roberto Marinho onde coordenou o Plano Museológico para construção e implantação do Novo Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro e em 2013 realizou o Plano Museológico do Paço do Frevo em Recife. De 2013 a 2015 foi presidente da Associação dos Amigos do Museu Antonio Parreiras em Niterói.

Curriculum Lattes:

 http://lattes.cnpq.br/5102406491383554

Disciplinas que ministra:

  • Comunicação e Marketing
  • Desenvolvimento de Públicos
  • Gestão de museus com o apoio de Associação de Amigos
  • Comunicação e Marketing em Museus