MÓDULO I – DIMENSÃO ESTRATÉGICA DA CULTURA E EMPREENDEDORISMO

Empreendedorismo e Inovação

Profª Me. Liliana Magalhães

Conceito de economia circular e inovação. Inovação social e cidadã como estratégia para alcançar a sustentabilidade de espaços e iniciativas culturais com comunidades criativas e redes colaborativas. A integração do processo criativo às energias das comunidades. A gestão do relacionamento como ativadora de inovação e empreendedorismo em instituições, programas e projetos culturais.

Aula 1

Aula 2

Aula 3

Aula 3 (Depoimento Luciane Gorgulho)

MÓDULO II – ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES E COLETIVOS CULTURAIS

Planejamento e administração estratégica

Profª. Me. Yole Mendonça

O processo administrativo das organizações no mundo pós-moderno. A administração estratégica em instituições
culturais brasileiras. Processo de planejamento e controle. O papel do administrador, habilidades e competências necessárias à gestão de empresas, projetos e coletivos culturais. As interfaces da gestão na cultura. Processo decisório e Liderança. Estudo de casos

Aula 1

Aula 2

Aula 3

MÓDULO II – ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES E COLETIVOS CULTURAIS

Gestão de pessoas e de competências 

Profª. Esp. Martha Mangueira

Conceitos fundamentais de Gestão de Pessoas. As pessoas e o ambiente da organização cultural. Significado e sentido do trabalho. Capital intelectual. Plano de Desenvolvimento de Competências na área da cultura, marcada pela transitoriedade e pela assunção de multitarefas. Gestão e Liderança. Desenvolvimento de projetos em equipe. Ética nas Organizações.

Aula 1

Aula 2

Aula 3

MÓDULO II – ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES E COLETIVOS CULTURAIS

Gestão Financeira Institucional
Conceitos básicos de “gestão” e “projeto”. Ciclo de produção cultural. Ciclo de vida do projeto cultural. Estrutura financeira de uma realização cultural, sob forma de projeto. Orçamento. Cronograma físico-financeiro. Fluxo de caixa desenhado para facilitar a prestação de contas. Estudo de casos.

Aula 1

Aula 2

Aula 3

MÓDULO II – ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES E COLETIVOS CULTURAIS

Gestão pública na cultura
Especificidades da gestão pública; Governança; Legislação administrativa e reguladora (licitações, termos de referência, aditamentos); metodologia de controle – planejamento, relatórios, planilhas e outros instrumentos e indicadores gerenciais.

Aula 1

Aula 2

Aula 3

MÓDULO II – ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES E COLETIVOS CULTURAIS

Captação e Sustentabilidade Financeira
Estudos de perfis das empresas patrocinadoras; Estudos aplicados da política cultural vigente visando a disponibilidade de recursos públicos; Formação de redes de patrocínio e de parcerias técnicas e financeiras; Formatação de projetos segmentados para a captação de recursos; Técnicas de apresentação e de venda de projetos; Métricas de resultados; Ferramentas de comercialização de projetos.  Cotas e concorrência entre patrocinadores. Crowdfunding. Acesso aos Fundos alternativos nacionais e internacionais direcionados ao setor de museus.

Aula 1 (parte I)

Aula 1 (parte II)

Aula 2 (parte I)

Aula 2 (parte II)

Aula 3

Aula 4

Aula 5

MÓDULO II – ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES E COLETIVOS CULTURAIS

Direitos culturais e aspectos jurídicos
Prof. Dr. Claudio Lins de Vasconcelos
Normas gerais da propriedade intelectual; os contratos do setor; os licenciamentos exigidos; os direitos autorais, direitos conexos e direitos de imagem; a proteção de tais direitos e entidades administradoras de direitos.

Aula 1

Aula 2

MÓDULO III – COMUNICAÇÃO e FORMAÇÃO DE PÚBLICOS

Branding, marketing e posicionamento institucional
Profª. Me. Lucimara Letelier
Conceitos de Marketing, Posicionamento Institucional e Branding. Conhecimento do Composto de Marketing com desenvolvimento de estratégias de ofertas (produtos e serviços) com segmentação e fidelização que impactam na sustentabilidade e longevidade das instituições culturais. Construção e gestão da imagem. Estudos de casos inovadores e cenários de Branding, Marketing e Comunicação

Aula 1

Aula 2

Aula 3

MÓDULO III – COMUNICAÇÃO e FORMAÇÃO DE PÚBLICOS

Desenvolvimento de públicos e engajamento
Profª. Me. Yole Mendonça
O surgimento dos Museus e seu papel distintivo. Acesso e prática cultural. As primeiras pesquisas sobre frequentadores de Museus. O que sabemos sobre o consumo de cultura hoje. Principais Pesquisas e seus métodos. Como os espaços culturais se relacionam com seus públicos. Programas direcionados para diferentes segmentos de público. Estratégias de engajamento e geração de pertencimento. Sociedade de Amigos. Relacionamento com a comunidade e grupos específicos. O turismo cultural e seu impacto no desenvolvimento e formação de público

Aula 1

Aula 2

Aula 3