
MÓDULO V – INFORMAÇÃO ESTRATÉGICA E DESENVOLVIMENTO
Módulo VI – Produção Executiva de Ações Culturais
Módulo VII – Cultura e Tecnologia
Módulo XV – Relações Institucionais – Rede de Parcelas e Conexões Internacionais
Participação em redes, sistemas e parcerias
Prof. Thiago Massagardi
Levantamento dos principais sistemas, organismos e programas internacionais que tenham interface com museus do Brasil/América do Sul. Como implementar um intercâmbio/parceria entre museus brasileiros e estas instituições? Desafios, vantagens e gargalos na parceria com redes e sistemas no campo dos museus. Apresentação de casos.
Módulo XV – Relações Institucionais – Rede de Parcelas e Conexões Internacionais
Mapeamento e análise de fundos nacionais e internacionais
Profa. Paula Fabiani
Seleção das principais instituições de financiamento internacional e de seus perfis de investimento em museus brasileiros e latino americanos. Fundos públicos e privados, nacionais e internacionais, voltados à sustentabilidade financeira de museus e de suas programações. Breve roteiro dos trâmites necessários para acesso a esses fundos.
Módulo XV – Relações Institucionais – Rede de Parcelas e Conexões Iternacionais
Construir relacionamentos institucionais e redes internacionais
Profª Roberta Saraiva Coutinho e Profª Aurea Vieira
Planejamento estratégico de relacionamentos internacionais visando participação em projetos/programas no exterior. Circulação internacional de exposições produzidas por museus brasileiros. Parâmetros para museus brasileiros receberem exposições internacionais. Atendimento às demandas técnicas e às exigências jurídicas e protocolares para intercâmbios internacionais na programação de museus.
Módulo XV – Relações Institucionais – Rede de Parcelas e Conexões Internacionais
Conselhos internacionais, formação e parcerias
Profª. Me. Effie Vourakis
Breve histórico e um resumo da atuação contemporânea do ICOM. Principais programas internacionais com foco no ICOM Brasil. A atuação do British Council no campo das artes e dos museus, com ênfase no Brasil. Outros conselhos internacionais com sinergia com o Brasil. Análise de casos.