MÓDULO I – DIMENSÃO ESTRATÉGICA DA CULTURA E EMPREENDEDORISMO

Dimensão econômica da cultura

Profª. Drª. Ana Carla Fonseca

Conceitos de economia e cultura. Trajetória histórica das relações entre os dois campos. Surgimento do conceito de Economia da Cultura. Conceitos econômicos essenciais – cadeia integrada de valor, fluxo e estoque, custo de oportunidade, desenvolvimento. Histórico das indústrias criativas e da economia criativa, no mundo e no Brasil. Inspirações de políticas públicas e experiências setoriais. Entrelaçamentos de cultura, economia e desenvolvimento territorial. A lógica das Cidades Criativas. Planos de referência. Tendências.

Aula 1

Aula 2

Aula 3 (parte I)

Aula 3 (parte II)

Aula 4

MÓDULO I – DIMENSÃO ESTRATÉGICA DA CULTURA E EMPREENDEDORISMO

Políticas públicas para a cultura

Profª. Drª. Lia Calabre

Discussão conceitual sobre cultura, política e políticas públicas. Apresentação de um panorama histórico brasileiro do papel do Estado como elaborador de políticas públicas de cultura. Avaliação de políticas culturais de governos e instituições federais, estaduais e municipais. Políticas culturais, democratização e experiências participativas. Algumas visadas na política cultural na América Latina e proposições da UNESCO. Cultura, direito e cidadania. Cultura e desenvolvimento. Cultura e globalização. Legislação cultural e informação estratégica

Aula 1

Aula 2

Aula 3

MÓDULO I – DIMENSÃO ESTRATÉGICA DA CULTURA E EMPREENDEDORISMO

Patrimônio histórico e turismo cultural

Profº. Dr. Mário Pragmácio

Introdução à noção de patrimônio cultural. As diferenças entre patrimônio material e imaterial. Ações do Estado e ações da sociedade civil em prol da preservação. Políticas públicas de preservação de Patrimônio. Instrumentos jurídicos de proteção e preservação do patrimônio cultural. Tombamento e Registro.

Aula 1

Aula 2 (parte 1)

Aula 2 (parte 2)