Módulo V – Informação Estratégica e Desenvolvimento

Aula I – Cultura e desenvolvimento
Profª. Drª. Lia Bahia

A transversalidade da cultura no atual contexto multi-situacional pós-moderno. O papel da memória, da identidade, do patrimônio, do turismo e dos processos criativos nos espaços de produção, gestão e fruição cultural contemporâneos. A inserção cidadã dos espaços, entidades, produtores e personalidades culturais na sociedade. A mediação dos espaços e agentes de cultura na legitimação e engajamento de causas e ações sociais nos campos da arte, educação, ciência e política. O papel intersetorial, multissituado e transversal da cultura nos processos formativos, políticas públicas e agenciamentos das  organizações do Estado e da sociedade civil. Cartografia da diversidade de experiências culturais formais e não formais, com atenção para as iniciativas de base local, popular e alternativa. Exemplos inovadores de instituições culturais (equipamentos públicos, espaços culturais, produtoras, coletivos itinerantes) brasileiras e internacionais.

Aula I

Aula interativa

Aula I – Encerramento / interativa (parte 1)

Aula I – Encerramento / interativa (parte 2)

Módulo V – Informação Estratégica e Desenvolvimento

Aula II – Pesquisa e Indicadores Culturais
Profª. Me. Cristina Lins

A transversalidade da cultura no atual contexto multi-situacional pós-moderno. O papel da memória, da identidade, do patrimônio, do turismo e dos processos criativos nos espaços de produção, gestão e fruição cultural contemporâneos. A inserção cidadã dos espaços, entidades, produtores e personalidades culturais na sociedade. A mediação dos espaços e agentes de cultura na legitimação e engajamento de causas e ações sociais nos campos da arte, educação, ciência e política. O papel intersetorial, multissituado e transversal da cultura nos processos formativos, políticas públicas e agenciamentos das  organizações do Estado e da sociedade civil. Cartografia da diversidade de experiências culturais formais e não formais, com atenção para as iniciativas de base local, popular e alternativa. Exemplos inovadores de instituições culturais (equipamentos públicos, espaços culturais, produtoras, coletivos itinerantes) brasileiras e internacionais.

Aula II – (parte 1)

Aula II – (parte 2)

Aula II – (parte 3)

Aula II – (parte 4)

Módulo V – Informação Estratégica e Desenvolvimento

Aula III – Políticas públicas para a cultura 
Profª. Lia Calabre
Modelagem de menu de opções de financiamento existentes no mercado; Mapeamento dos principais editais; Planos de viabilidade econômica: da instituição ao produto; Sustentabilidade via recursos das leis de incentivos, Constituição de receitas diretas e indiretas; Mapeamento de Fundos alternativos nacionais e internacionais; incentivos de mitigação de impacto ambiental/cultura/educativo de empresas para patrocínios.

Aula III – (parte 1)

Aula III – (parte 2)

Aula III – (parte 3)

Aula III – (parte 4)

Aula III – (parte 5)

Aula III – (parte 6)

Aula Interativa

Módulo VI – Produção Executiva de Ações Culturais

Aula I – Engenharia de Produção em Entretenimento
Profº. Dr. Carlos Frederico Barros
Introdução aos conceitos da Indústria criativa e Industria cultural / Aspectos gerais da Indústria do entretenimento/ Universo de atuação profissional no setor / Tópicos fundamentais sobre planejamento e gestão de grandes eventos / Organização de Projeto, pré-produção e pós-produção / Ferramentas de Engenharia de Produção em Megaeventos de Entretenimento / Sistema de Administração de Operações de Eventos de Entretenimento / Management-gestão de multidão. Conceitualização da natureza, gestão e especificidades de um evento / Cases e exercício prático de avaliação.

Aula I (parte 1)

Aula I (parte 2)

Aula I (parte 3)

Aula I (parte 4)

Aula interativa

Módulo VI – Produção Executiva de Ações Culturais

Aula II – Produção em Audiovisual 
Profª. Me. Angelisa Stein
Panorama da atividade do produtor audiovisual. / Obrigações da empresa produtora. / Mecanismos de fomento e elaboração de plano de financiamento de obra audiovisual. Gestão de direitos em produção audiovisual.

Aula II (parte 1)

Aula II (parte 2)

Aula II (parte 3)

Aula II (parte 4)

Aula interativa

Áudio Complementar

Módulo VI – Produção Executiva de Ações Culturais

Aula III – Produção em Artes Visuais
Profª. Denise Mattar
Principais etapas a serem percorridas para a realização e produção de uma exposição de artes. / Características de cada tipo de exposição, e dos profissionais e serviços envolvidos em cada fase da elaboração de uma mostra: curadores, museólogos, couries, arquitetos, programadores visuais, gráficas, assessoria de imprensa, correio, serviços de sinalização etc.

Aula III (parte 1)

Aula III (parte 2)

Aula III (parte 3)

Aula III (parte 4)

Aula interativa

Módulo VI – Produção Executiva de Ações Culturais

Aula IV – Produção Teatral
Profº.  Fabio Ferreira
O teatro como fenômeno cultural de produção de presença e a autonomia da encenação da realidade no tempo presente./ Os elementos da poéticas cênica, a expressividade do ator e as mudanças ocorridas na atuação como auto-expressão, o corpo cênico e as teatralidades do contemporâneo, o olhar do espectador. As experiências clássicas, dramáticas, épicas e narrativas. / O teatro moderno brasileiro, o papel do encenador, os processos colaborativos, as novas narrativas e o contexto pós-dramatico. Itens e etapas de uma produção teatral e suas inter-relações. / Planejamento, execução e avaliação de resultados.

Aula IV (parte 1)

Aula IV (parte 2)

Aula IV (parte 3)

Aula IV (parte 4)

Aula interativa

Módulo VI – Produção Executiva de Ações Culturais

Aula V – Produção Musical
Profª. Daniela Mazzola
Panorama geral sobre a música desde os anos 80 até os dias atuais com a era digital pelo streaming. / Como os artistas e gravadiras estão se reinventando para driblar as mudanças no cenário musical. / Novas formas de distribuição e marketing. / O que é um produtor musical? Qual sua função, dons e sensibilidades? / Trabalho completo de produção de um álbum (passando pela pré-produção, finalização, fabricação até o lançamento). / Concepção de um evento musical – as etapas importantes para realizar um evento.

Aula V (parte 1)

Aula V (parte 2)

Aula V (parte 3)

Aula V (parte 4)

Aula V (conteúdo extra)

Aula interativa

Módulo VII – Cultura e Tecnologia

Aula I – Tecnologia e Informação
Profº. Ely Barbosa
Fornecer aos participantes uma visão geral de conjunto de tecnologias hoje disponíveis , e como podem estas tecnologias serem empregadas em seu trabalho, no dia de dia de suas rotinas, e em seu trabalho de gestão ou criativo .

Aula I (parte 1)

Aula I (parte 2)

Aula I (parte 3)

Aula I (parte 4)

Aula interativa

Módulo VII – Cultura e Tecnologia

Aula I – Cultura Digital e Produção Cultural
Profª. Gabriela Agustine
Cultura na Sociedade da Informação. Comunidades Digitais. Práticas Colaborativas e Novos Paradigmas para a produção, distribuição, circulação e consumo culturais. Cultura em Rede. Estudos Culturais do Software. Inteligência Coletiva, Cibercultura. Software Livre. Remix. Novas Mídias. Arte Digital. Ética Hacker. Cultura da Internet.  Dados sobre uso de Internet. Ferramentas de auxílio à gestão e produção cultural. Inovação em redes abertas. Cultura digital nas organizações.

Aula I

Aula interativa

Aula interativa II (parte 1)

Aula interativa II (parte 2)

Aula II (parte 1)

Aula II (parte 2)

Módulo VII – Cultura e Tecnologia

Aula II – Comunicação Digital
Profª. Claudia Montenegro
Cenário contemporâneo, principais conceitos, planejamento de presença digital, gestão de canais e conteúdos em mídia digital; Mídias Sociais: participação, colaboração, mobilização e engajamento. Geração e disseminação de conteúdo, interação em rede, monitoramento e técnicas de influência. Empreendedorismo digital. Curadoria de marca. A cultura de fãs nos meios digitais. A cultura da convergência – transmedia storytelling. A construção de narrativas de marcas. Novas fronteiras – games, aplicativos sociais e mobilidade. Análise de tendências e casos.

Aula I (entrevista)

Aula I

Aula II (parte 1)

Aula II (parte 2)

Aula III

Aula IV

Aula V

Entrevista com Claudia Lamengo

Entrevista com Roberta Campos

Aula interativa