Módulo V – Informação Estratégica e Desenvolvimento

Aula I – Cultura e desenvolvimento
Profª. Drª. Lia Bahia

A transversalidade da cultura no atual contexto multi-situacional pós-moderno. O papel da memória, da identidade, do patrimônio, do turismo e dos processos criativos nos espaços de produção, gestão e fruição cultural contemporâneos. A inserção cidadã dos espaços, entidades, produtores e personalidades culturais na sociedade. A mediação dos espaços e agentes de cultura na legitimação e engajamento de causas e ações sociais nos campos da arte, educação, ciência e política. O papel intersetorial, multissituado e transversal da cultura nos processos formativos, políticas públicas e agenciamentos das  organizações do Estado e da sociedade civil. Cartografia da diversidade de experiências culturais formais e não formais, com atenção para as iniciativas de base local, popular e alternativa. Exemplos inovadores de instituições culturais (equipamentos públicos, espaços culturais, produtoras, coletivos itinerantes) brasileiras e internacionais.

Aula I

Aula interativa

Aula I – Encerramento / interativa (parte 1)

Aula I – Encerramento / interativa (parte 2)

Módulo V – Informação Estratégica e Desenvolvimento

Aula II – Pesquisa e Indicadores Culturais
Profª. Me. Cristina Lins

A transversalidade da cultura no atual contexto multi-situacional pós-moderno. O papel da memória, da identidade, do patrimônio, do turismo e dos processos criativos nos espaços de produção, gestão e fruição cultural contemporâneos. A inserção cidadã dos espaços, entidades, produtores e personalidades culturais na sociedade. A mediação dos espaços e agentes de cultura na legitimação e engajamento de causas e ações sociais nos campos da arte, educação, ciência e política. O papel intersetorial, multissituado e transversal da cultura nos processos formativos, políticas públicas e agenciamentos das  organizações do Estado e da sociedade civil. Cartografia da diversidade de experiências culturais formais e não formais, com atenção para as iniciativas de base local, popular e alternativa. Exemplos inovadores de instituições culturais (equipamentos públicos, espaços culturais, produtoras, coletivos itinerantes) brasileiras e internacionais.

Aula II – (parte 1)

Aula II – (parte 2)

Aula II – (parte 3)

Aula II – (parte 4)

Módulo V – Informação Estratégica e Desenvolvimento

Aula III – Políticas públicas para a cultura 
Profª. Lia Calabre
Modelagem de menu de opções de financiamento existentes no mercado; Mapeamento dos principais editais; Planos de viabilidade econômica: da instituição ao produto; Sustentabilidade via recursos das leis de incentivos, Constituição de receitas diretas e indiretas; Mapeamento de Fundos alternativos nacionais e internacionais; incentivos de mitigação de impacto ambiental/cultura/educativo de empresas para patrocínios.

Aula III – (parte 1)

Aula III – (parte 2)

Aula III – (parte 3)

Aula III – (parte 4)

Aula III – (parte 5)

Aula III – (parte 6)

Aula Interativa

Módulo VI – Produção Executiva de Ações Culturais

Aula I – Engenharia de Produção em Entretenimento
Profº. Dr. Carlos Frederico Barros
Introdução aos conceitos da Indústria criativa e Industria cultural / Aspectos gerais da Indústria do entretenimento/ Universo de atuação profissional no setor / Tópicos fundamentais sobre planejamento e gestão de grandes eventos / Organização de Projeto, pré-produção e pós-produção / Ferramentas de Engenharia de Produção em Megaeventos de Entretenimento / Sistema de Administração de Operações de Eventos de Entretenimento / Management-gestão de multidão. Conceitualização da natureza, gestão e especificidades de um evento / Cases e exercício prático de avaliação.

Aula I (parte 1)

Aula I (parte 2)

Aula I (parte 3)

Aula I (parte 4)

Aula interativa

Módulo VI – Produção Executiva de Ações Culturais

Aula II – Produção em Audiovisual 
Profª. Me. Angelisa Stein
Panorama da atividade do produtor audiovisual. / Obrigações da empresa produtora. / Mecanismos de fomento e elaboração de plano de financiamento de obra audiovisual. Gestão de direitos em produção audiovisual.

Aula II (parte 1)

Aula II (parte 2)

Aula II (parte 3)

Aula II (parte 4)