Módulo VI – Comunicação, Marketing e Turismo

Comunicação e Marketing em Museus
Profª. Drª. Rosane Carvalho

Conceitos de Comunicação e Marketing. Planejamento de Marketing e características do marketing mix (“5Ps”) e do composto de comunicação (marketing direto, assessoria de imprensa, eventos, divulgação, etc) voltados para museus. Comunicação integrada de Marketing. Funcionamento destes setores na estrutura interna de museus brasileiros e estrangeiros; Modelos de gestão de museus apoiados nas ferramentas de Marketing e Comunicação, deflagrando estratégia promocional voltada para o desenvolvimento de público e o financiamento de suas atividades principais, incluindo membership individual e de empresas, eventos especiais, relações públicas e publicidade, publicações, livrarias, lojas, design de produtos e restaurantes. Estas estratégias integradas, além de captar recursos, aumentam a comunicação do museu com os diferentes segmentos de público,  fidelizando os já existentes e atraindo novos públicos.

Aula III (parte 1)

Aula III (parte 2)

Aula interativa (parte 1)

Aula interativa (parte 2)

Aula III – (encerramento)

Aula III – (complementação)

Módulo VI – Comunicação, Marketing e Turismo

Aula IV – Associação de Amigos

Profª Drª. Rosane Carvalho

A Gestão de Museu com o auxílio de Associação de Amigos. Conceito. Significado. Museus no Brasil. Membership nos museus norte-americanos. A diferença entre membership de museus e programas de vantagens.

Aula IV – introdução

Aula IV (parte 1)

Aula IV – (parte 2)

Aula IV – (parte 3)

Aula IV – Conteúdo complementar

Aula Interativa

Módulo VI – Comunicação, Marketing e Turismo

Aula V – Museus e Turismo

Profª. Maíra Freire

Turismo como fenômeno econômico, espacial e social. Composição do Produto Turístico. Turismo Cultural: práticas europeias x práticas latino-americanas. Literatura de referência. Cidades, cidadãos, turismo e lazer. Políticas públicas de cultura e turismo. Museus como destino de lazer e turismo. Turistas nas Pesquisas de perfil e de satisfação de visitantes. Estudos de casos.

Aula V – (parte 1)

Aula V – (parte 2)

Aula V – (parte 3)

Aula V – (parte 4)

Aula interativa

Módulo VI – Comunicação, Marketing e Turismo

Aula VI – Comunicação Digital em Museus

Profª. Claudia Porto

Museus na Internet e museus virtuais; comunicação digital; redes em museus; o uso da tecnologia da informação no relacionamento com os públicos. O uso das mídias sociais em museus cases de uso de sites, blogs, Facebook, Twitter e Instagram em museus.

Aula VI – (parte 1)

Aula VI – (parte 2)

Aula VI – (parte 3)

Aula VI – (parte 4)

Aula VI – (parte 5)

Aula VI –  Conteúdo Complementar (MIS 50 anos)

Aula VI –  Conteúdo Complementar (Claudia Paulino)

Aula VI –  Conteúdo Complementar (comunic 2020)

Aula VI –  Conteúdo Complementar (MIS depoimentos)

Aula VI –  Conteúdo Complementar (Oi futuro)

Aula VI –  Conteúdo Complementar (Oi futuro)

Aula VI –  Conteúdo Complementar (Juliana Monteiro)