Módulo II

Planejamento em Museus, Plano Museológico e Gestão

Aplicabilidade do Plano Museológico

Profª. Dra. Manuelina Duarte

Aula (parte 1)

Aula (parte 2)

Módulo IV

Gestão de Riscos e Segurança em Museus

Cultura da Segurança: acervo, pessoas e metadados

Prof. Alexandre Mattos

Aula (parte I)

Aula (parte II)

Módulo V 

Gestão de Coleções – Aquisição, Documentação e Conservação

Explorando o Conceito de Reservas Técnicas

Profª. Dra. Yacy-Ara Froner

Apresentação

Aula (parte 1)

Aula (parte 2)

Aula (parte 3)

Aula (parte 4)

Aula (parte 5)

Agradecimentos

Módulo VIII 

Planejamento Orçamentário – Captação de Recursos e Sustentabilidade

Explorando o Conceito de Reservas Técnicas

Profª. Cristiane Oliveiri

Aula (parte 1)

Aula (parte 2)

Módulo VIII 

Planejamento Orçamentário – Captação de Recursos e Sustentabilidade

A Nova Legislação de Endowments no Brasil

Profª. Priscila Pasqualin

Aula (parte 1)

Aula (parte 2)

Módulo XII 

Gestão de Marca – Marketing e Comunicação

Branding e Posicionamento institucional

Profª Me. Lucimara Letelier

Construção da marca e da identidade do museu com posicionamento institucional norteador da sua oferta de produtos e serviços. Valores da marca aplicados na programação e na fidelização de públicos. Estudo de casos e campanhas para análise da construção de valor institucional e repercussão em valor financeiro com geração de novas receitas vinculadas à experiência dos visitantes do museu. Posicionamento Institucional integrado ao contexto contemporâneo: Análise de posicionamentos existentes e a posição dos museus em constante mutação frente às causas sociais emergentes e à demanda da sociedade por rápida resposta.

Aula I (parte 1)

Aula I (parte 2)

Aula I (parte 3)

Aula interativa

Módulo XII 

Gestão de Marca – Marketing e Comunicação

AULA II – Requalificação Institucional

Profª. Solange Lima 

O que significa, como e quando se aplica um programa de requalificação institucional? O plano museológico e o programa de requalificação institucional. Estudo diagnóstico e benchmarking como etapas necessárias na modelagem de um plano de requalificação institucional. Quando a requalificação museal passa pelo reposicionamento institucional da marca do museu. Planejamento do plano de execução para a geração de novas receitas e novas estratégias de captação de recursos. Remodelação na gestão e na programação cultural da instituição. Como se estrutura o documento em si. Exemplificação de casos que ilustrem essas práticas.

Aula II (parte 1)

Aula II (parte 2)

Aula II (parte 3)

Aula Interativa

Módulo XII 

Gestão de Marca – Marketing e Comunicação

AULA III – Branding e ampliação de audiência

Prof. Luis Marcelo Mendes

Branding como cultura de gestão. Gestão estratégica para a ampliação de audiências.  Experiências contemporâneas de engajamento e de diversificação de públicos. Audiência tecnológica e museus desterritorializados. Programas de filiação e associações ativas e criativas. Integração entre branding e desenvolvimento de programas de amigos e sócios. Ampliação de audiências e financiamentos coletivos. Engajamento comunitário como um mix nas audiências presencial e digital. Tecnologia, inovação e gestão compartilhada. Estudos de casos nacionais e internacionais.

Aula III (parte 1)

Aula III (parte 2)

Aula III (parte 3)

Aula interativa

Módulo XII 

Gestão de Marca – Marketing e Comunicação

AULA IV – Comunicação e Marketing

Profa. Me. Lucimara Letelier

Conceitos de Comunicação e Marketing. Planejamento de Marketing e características do marketing mix (“5Ps”) e do composto de comunicação voltados para museus. Casos de aplicação de marketing para trazer inovação e sustentabilidade aos museus. Geração de receita própria, diferenciação e diversificação de produtos, segmentação de mercados, análise de concorrência e distribuição. Programas de filiação e associações ativas e criativas. Integração entre branding e desenvolvimento de programas de amigos e sócios. Ampliação de audiências e financiamentos coletivos por ativação de CRM.

Aula IV (parte 1)

Aula IV (parte 2)

Aula IV (parte 3)

Aula IV (parte 4)

Aula IV (conteúdo extra)

Aula Interativa

Módulo XIII

Gestão de Público – Audiências e Engajamentos

Aula I – Criação de Marca e de Produtos 

Profª. Drª. Maria Edina Portinari (convidado Profº. Dr. João Cândido Portinari)

Resumo para contextuar a obra do pintor Cândido Portinari e demonstrar a importância do trabalho do Projeto Portinari para a criação e manutenção da marca. A marca Portinari (criação, propósito, valores, personalidade, público alvo, benefícios, histórico de parcerias e produtos desenvolvidos. Questões jurídicas: proteção da marca, contratos, vigilância, cases,  medidas judiciais, etc. Ilustração com a experiência do Projeto Portinari.

Aula I (parte 1)

Aula I (parte 2)

Aula I (parte 3)

Aula interativa

Módulo XIII

Gestão de Público – Audiências e Engajamentos

Aula II – Formação e desenvolvimento de públicos

Profª. Drª. Rosane Carvalho

Relevância do desenvolvimento de públicos como ação integrada de marketing e comunicação. Gestão estratégica voltada para a ampliação de audiências. Como os objetivos de fidelização e atração de novos públicos influenciam a programação de museus. O desafio da inclusão social e a captação de públicos comunitários.  Experiências contemporâneas de engajamento e de diversificação de públicos. O desafio da ampliação de uma audiência tecnológica. Prospecção para públicos de museus pós-pandemia. Apresentação de estudos de caos.

Aula II (parte 1)

Aula II (parte 2)

Aula II (parte 3)

Módulo XIII

Gestão de Público – Audiências e Engajamentos

Aula III – Inclusão de públicos e mediação educativa

Profª. Gabriela Aidar e Milene Chiovatto

A mediação educativa como estratégia prioritária na programação museal. A curadoria de conteúdos em interação com os programas educativos. Arte educação como formação para a cidadania. Ampliação das audiências infantis/jovens estimulando hábitos de frequência. Integração do programa educativos com escolas e universidades. Segmentação dos programas educativos com os diversos nichos de público. Metodologias e exemplificação de modelos exitosos no campo da mediação através da arte educação.

Aula III (parte 1)

Aula III (parte 2)

Aula III (parte 3)

Aula interativa

Módulo XIII

Gestão de Público – Audiências e Engajamentos

Aula IV – Pesquisa de Público e Interpretação dos Dados

Profª. Drª. Rosane Carvalho

Pesquisa de públicos e a geração de índices para balizar ações estratégicas de comunicação, de captação de recursos e de elaboração da programação. Metodologias de elaboração e aplicação de pesquisas qualitativas e quantitativas em museus. Atividades de pesquisa – limites e alcances na geração de indicadores. A necessidade de atualização dos indicadores como atividade periódica. Análise de casos.

Aula IV (parte 1)

Aula IV (parte 2)

Aula IV (parte 3)

Módulo XIII

Gestão de Público – Audiências e Engajamentos

Aula V – Acessibilidade universal 

Profª. Drª. Viviane Panelli Sarraf

Processos de inclusão e exclusão da pessoa com deficiência na sociedade. Definição de acessibilidade universal. Diferenças das abordagens dos modelos médico x social x híbrido/interacionista. Aspectos gerais das deficiências e da legislação. Tecnologia assistiva. Importância e necessidade de adequação dos espaços e das atividades de programação cultural para proporcionar a participação de todos os públicos. Ilustração com cases.

Aula V (parte 1)

Aula V (parte 2)

Aula V (parte 3)

Aula interativa

Módulo XIV

Tecnologias de Gestão – Gerência, Informação e Comunicação 

Aula I – Comunicação Estratégica e Sociedade da informação 

Prof. Dr. Paulo Nassar

Onde tudo começou? Comunicação Estratégica, Relações Públicas e Cultura. Públicos e Redes de Públicos no novo contexto de produção de conteúdos. Rituais e conteúdos. Fake News, vazamento de informações, controvérsias no contexto dos públicos, das redes sociais, em tempo de pandemia.

Aula I (parte 1)

Aula I (parte 2)

Aula I (parte 3)