MÓDULO I – DIMENSÃO ESTRATÉGICA DA CULTURA E EMPREENDEDORISMO

Cultura e desenvolvimento

Profª. Me. Kátia de Marco

O campo da cultura na contemporaneidade. Os processos de globalização e a dimensão ampliada assumida pela cultura na pós-modernidade. Principais fóruns internacionais e a reconfiguração dos conceitos entre cultura e desenvolvimento. Impactos e mudanças trazidos pelo processo de descolonização. As ODS e a inserção cidadã das instituições culturais. Os espaços culturais no cenário pós-pandêmico. Estudos de caso.

Aula 1 (parte I)

Aula 1(parte II)

Aula 1(parte III)

MÓDULO I – DIMENSÃO ESTRATÉGICA DA CULTURA E EMPREENDEDORISMO

Dimensão econômica da cultura

Profª. Drª. Ana Carla Fonseca

Conceitos de economia e cultura. Trajetória histórica das relações entre os dois campos. Surgimento do conceito de Economia da Cultura. Conceitos econômicos essenciais – cadeia integrada de valor, fluxo e estoque, custo de oportunidade, desenvolvimento. Histórico das indústrias criativas e da economia criativa, no mundo e no Brasil. Inspirações de políticas públicas e experiências setoriais. Entrelaçamentos de cultura, economia e desenvolvimento territorial. A lógica das Cidades Criativas. Planos de referência. Tendências.

Aula 2 (parte I)

Aula 2 (parte II)

Aula 2 (parte III.1)

Aula 2 (parte III.2)

Aula 2 (parte IV)

MÓDULO I – DIMENSÃO ESTRATÉGICA DA CULTURA E EMPREENDEDORISMO

Políticas públicas para a cultura

Profª. Drª. Lia Calabre

Discussão conceitual sobre cultura, política e políticas públicas. Apresentação de um panorama histórico brasileiro do papel do Estado como elaborador de políticas públicas de cultura. Avaliação de políticas culturais de governos e instituições federais, estaduais e municipais. Políticas culturais, democratização e experiências participativas. Algumas visadas na política cultural na América Latina e proposições da UNESCO. Cultura, direito e cidadania. Cultura e desenvolvimento. Cultura e globalização. Legislação cultural e informação estratégica

Aula 3 (parte I)

Aula 3 (parte II)

Aula 3 (parte III)

MÓDULO I – DIMENSÃO ESTRATÉGICA DA CULTURA E EMPREENDEDORISMO

Patrimônio histórico e turismo cultural

Profº. Dr. Mário Pragmácio

Introdução à noção de patrimônio cultural. As diferenças entre patrimônio material e imaterial. Ações do Estado e ações da sociedade civil em prol da preservação. Políticas públicas de preservação de Patrimônio. Instrumentos jurídicos de proteção e preservação do patrimônio cultural. Tombamento e Registro.

Aula 4 (parte I)

Aula 4 (parte II.1)

Aula 4 (parte II.2)

Aula 4 (parte III)

Aula 4 (parte IV)

MÓDULO I – DIMENSÃO ESTRATÉGICA DA CULTURA E EMPREENDEDORISMO

Empreendedorismo e Inovação

Profª Me. Liliana Magalhães

Conceito de economia circular e inovação. Inovação social e cidadã como estratégia para alcançar a sustentabilidade de espaços e iniciativas culturais com comunidades criativas e redes colaborativas. A integração do processo criativo às energias das comunidades. A gestão do relacionamento como ativadora de inovação e empreendedorismo em instituições, programas e projetos culturais.

Aula 5 (parte I)

Aula 5 (parte II)

Aula 5 (parte III)

Aula 5 (Depoimento Luciane Gorgulho)

MÓDULO I – DIMENSÃO ESTRATÉGICA DA CULTURA E EMPREENDEDORISMO

Responsabilidade social e Sustentabilidade

Profº. Dr. Márcio Schiavo

O papel dos agentes econômicos no mercado globalizado: ética empresarial; Investimento social privado: natureza, características e motivações; Estratégias eficazes e inovadoras de atuação social. Resultados e impactos sociais sob a perspectiva do investidor, da sociedade, dos beneficiários e demais stakeholders empresariais. Gestão, monitoramento e avaliação de programas de responsabilidade social: métodos, processos e procedimentos.

Aula 6 (parte I)

Aula 6 (parte II)

Aula 6 (parte III)

Visita Técnica MAM Rio

Pablo Lafuente

MÓDULO II – ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES E COLETIVOS CULTURAIS

Planejamento e administração estratégica

Profª. Me. Yole Mendonça

O processo administrativo das organizações no mundo pós-moderno. A administração estratégica em instituições
culturais brasileiras. Processo de planejamento e controle. O papel do administrador, habilidades e competências necessárias à gestão de empresas, projetos e coletivos culturais. As interfaces da gestão na cultura. Processo decisório e Liderança. Estudo de casos

Aula 7 (parte I)

Aula 7 (parte II)

Aula 7 (parte III)

MÓDULO II – ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES E COLETIVOS CULTURAIS

Gestão de pessoas e de competências 

Profª. Esp. Martha Mangueira

Conceitos fundamentais de Gestão de Pessoas. As pessoas e o ambiente da organização cultural. Significado e sentido do trabalho. Capital intelectual. Plano de Desenvolvimento de Competências na área da cultura, marcada pela transitoriedade e pela assunção de multitarefas. Gestão e Liderança. Desenvolvimento de projetos em equipe. Ética nas Organizações.

Aula 8 (parte I)

MÓDULO II – ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES E COLETIVOS CULTURAIS

Gestão Financeira Institucional
Conceitos básicos de “gestão” e “projeto”. Ciclo de produção cultural. Ciclo de vida do projeto cultural. Estrutura financeira de uma realização cultural, sob forma de projeto. Orçamento. Cronograma físico-financeiro. Fluxo de caixa desenhado para facilitar a prestação de contas. Estudo de casos.

Aula 9 (parte I)

Aula 9 (parte II)