MÓDULO I – DIMENSÃO ESTRATÉGICA DA CULTURA E EMPREENDEDORISMO

Cultura e desenvolvimento

Profª. Me. Kátia de Marco

O campo da cultura na contemporaneidade. Os processos de globalização e a dimensão ampliada assumida pela cultura na pós-modernidade. Principais fóruns internacionais e a reconfiguração dos conceitos entre cultura e desenvolvimento. Impactos e mudanças trazidos pelo processo de descolonização. As ODS e a inserção cidadã das instituições culturais. Os espaços culturais no cenário pós-pandêmico. Estudos de caso.

Aula 1 (parte I)

Aula 1(parte II)

Aula 1(parte III)

MÓDULO I – DIMENSÃO ESTRATÉGICA DA CULTURA E EMPREENDEDORISMO

Dimensão econômica da cultura

Profª. Drª. Ana Carla Fonseca

Conceitos de economia e cultura. Trajetória histórica das relações entre os dois campos. Surgimento do conceito de Economia da Cultura. Conceitos econômicos essenciais – cadeia integrada de valor, fluxo e estoque, custo de oportunidade, desenvolvimento. Histórico das indústrias criativas e da economia criativa, no mundo e no Brasil. Inspirações de políticas públicas e experiências setoriais. Entrelaçamentos de cultura, economia e desenvolvimento territorial. A lógica das Cidades Criativas. Planos de referência. Tendências.

Aula 2 (parte I)

Aula 2 (parte II)

Aula 2 (parte III.1)

Aula 2 (parte III.2)

Aula 2 (parte IV)

MÓDULO I – DIMENSÃO ESTRATÉGICA DA CULTURA E EMPREENDEDORISMO

Políticas públicas para a cultura

Profª. Drª. Lia Calabre

Discussão conceitual sobre cultura, política e políticas públicas. Apresentação de um panorama histórico brasileiro do papel do Estado como elaborador de políticas públicas de cultura. Avaliação de políticas culturais de governos e instituições federais, estaduais e municipais. Políticas culturais, democratização e experiências participativas. Algumas visadas na política cultural na América Latina e proposições da UNESCO. Cultura, direito e cidadania. Cultura e desenvolvimento. Cultura e globalização. Legislação cultural e informação estratégica

Aula 3 (parte I)

Aula 3 (parte II)

Aula 3 (parte III)

MÓDULO I – DIMENSÃO ESTRATÉGICA DA CULTURA E EMPREENDEDORISMO

Patrimônio histórico e turismo cultural

Profº. Dr. Mário Pragmácio

Introdução à noção de patrimônio cultural. As diferenças entre patrimônio material e imaterial. Ações do Estado e ações da sociedade civil em prol da preservação. Políticas públicas de preservação de Patrimônio. Instrumentos jurídicos de proteção e preservação do patrimônio cultural. Tombamento e Registro.

Aula 4 (parte I)

Aula 4 (parte II.1)

Aula 4 (parte II.2)

Aula 4 (parte III)

Aula 4 (parte IV)

MÓDULO I – DIMENSÃO ESTRATÉGICA DA CULTURA E EMPREENDEDORISMO

Empreendedorismo e Inovação

Profª Me. Liliana Magalhães

Conceito de economia circular e inovação. Inovação social e cidadã como estratégia para alcançar a sustentabilidade de espaços e iniciativas culturais com comunidades criativas e redes colaborativas. A integração do processo criativo às energias das comunidades. A gestão do relacionamento como ativadora de inovação e empreendedorismo em instituições, programas e projetos culturais.

Aula 5 (parte I)

Aula 5 (parte II)

Aula 5 (parte III)

Aula 5 (Depoimento Luciane Gorgulho)

MÓDULO I – DIMENSÃO ESTRATÉGICA DA CULTURA E EMPREENDEDORISMO

Responsabilidade social e Sustentabilidade

Profº. Dr. Márcio Schiavo

O papel dos agentes econômicos no mercado globalizado: ética empresarial; Investimento social privado: natureza, características e motivações; Estratégias eficazes e inovadoras de atuação social. Resultados e impactos sociais sob a perspectiva do investidor, da sociedade, dos beneficiários e demais stakeholders empresariais. Gestão, monitoramento e avaliação de programas de responsabilidade social: métodos, processos e procedimentos.

Aula 6 (parte I)

Aula 6 (parte II)

Aula 6 (parte III)

Visita Técnica MAM Rio

Pablo Lafuente

MÓDULO II – ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES E COLETIVOS CULTURAIS

Planejamento e administração estratégica

Profª. Me. Yole Mendonça

O processo administrativo das organizações no mundo pós-moderno. A administração estratégica em instituições
culturais brasileiras. Processo de planejamento e controle. O papel do administrador, habilidades e competências necessárias à gestão de empresas, projetos e coletivos culturais. As interfaces da gestão na cultura. Processo decisório e Liderança. Estudo de casos

Aula 7 (parte I)

Aula 7 (parte II)

Aula 7 (parte III)

MÓDULO II – ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES E COLETIVOS CULTURAIS

Gestão de pessoas e de competências 

Profª. Esp. Martha Mangueira

Conceitos fundamentais de Gestão de Pessoas. As pessoas e o ambiente da organização cultural. Significado e sentido do trabalho. Capital intelectual. Plano de Desenvolvimento de Competências na área da cultura, marcada pela transitoriedade e pela assunção de multitarefas. Gestão e Liderança. Desenvolvimento de projetos em equipe. Ética nas Organizações.

Aula 8 (parte I)

Aula 8 (parte II)

Aula 8 (parte III)

MÓDULO II – ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES E COLETIVOS CULTURAIS

Gestão Financeira Institucional
Conceitos básicos de “gestão” e “projeto”. Ciclo de produção cultural. Ciclo de vida do projeto cultural. Estrutura financeira de uma realização cultural, sob forma de projeto. Orçamento. Cronograma físico-financeiro. Fluxo de caixa desenhado para facilitar a prestação de contas. Estudo de casos.

Aula 9 (parte I)

Aula 9 (parte II)

Aula 9 (parte III)

MÓDULO II – ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES E COLETIVOS CULTURAIS

Gestão pública na cultura
Especificidades da gestão pública; Governança; Legislação administrativa e reguladora (licitações, termos de referência, aditamentos); metodologia de controle – planejamento, relatórios, planilhas e outros instrumentos e indicadores gerenciais.

Aula 10 (parte I)

Aula 10 (parte II)

Aula 10 (parte III)

MÓDULO II – ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES E COLETIVOS CULTURAIS

Captação e Sustentabilidade Financeira
Estudos de perfis das empresas patrocinadoras; Estudos aplicados da política cultural vigente visando a disponibilidade de recursos públicos; Formação de redes de patrocínio e de parcerias técnicas e financeiras; Formatação de projetos segmentados para a captação de recursos; Técnicas de apresentação e de venda de projetos; Métricas de resultados; Ferramentas de comercialização de projetos.  Cotas e concorrência entre patrocinadores. Crowdfunding. Acesso aos Fundos alternativos nacionais e internacionais direcionados ao setor de museus.

Aula 11 (parte I.I)

Aula 11 (parte I.II)

Aula 11 (parte II.I)

Aula 11 (parte II.II)

Aula 11 (parte III)

Aula 11 (parte IV)

Aula 11 (parte V)

MÓDULO II – ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES E COLETIVOS CULTURAIS

Direitos culturais e aspectos jurídicos
Prof. Dr. Claudio Lins de Vasconcelos
Normas gerais da propriedade intelectual; os contratos do setor; os licenciamentos exigidos; os direitos autorais, direitos conexos e direitos de imagem; a proteção de tais direitos e entidades administradoras de direitos.

Aula 12 (parte I)

Aula 12 (parte II)

MÓDULO II – ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES E COLETIVOS CULTURAIS

Avaliação de Módulo e Workshop com o diretor da cinemateca do MAM Rio, Hernani Heffner

MÓDULO III – COMUNICAÇÃO e FORMAÇÃO DE PÚBLICOS

Branding, marketing e posicionamento institucional
Profª. Me. Lucimara Letelier
Conceitos de Marketing, Posicionamento Institucional e Branding. Conhecimento do Composto de Marketing com desenvolvimento de estratégias de ofertas (produtos e serviços) com segmentação e fidelização que impactam na sustentabilidade e longevidade das instituições culturais. Construção e gestão da imagem. Estudos de casos inovadores e cenários de Branding, Marketing e Comunicação

Aula 13 (parte I)

Aula 13 (parte II)

Aula 13 (parte III)

MÓDULO III – COMUNICAÇÃO e FORMAÇÃO DE PÚBLICOS

Desenvolvimento de públicos e engajamento
Profª. Me. Yole Mendonça
O surgimento dos Museus e seu papel distintivo. Acesso e prática cultural. As primeiras pesquisas sobre frequentadores de Museus. O que sabemos sobre o consumo de cultura hoje. Principais Pesquisas e seus métodos. Como os espaços culturais se relacionam com seus públicos. Programas direcionados para diferentes segmentos de público. Estratégias de engajamento e geração de pertencimento. Sociedade de Amigos. Relacionamento com a comunidade e grupos específicos. O turismo cultural e seu impacto no desenvolvimento e formação de público

Aula 14 (parte I)

Aula 14 (parte II)

Aula 14 (parte III)

MÓDULO III – COMUNICAÇÃO e FORMAÇÃO DE PÚBLICOS

Workshop com o diretor executivo do MAM Rio Fabio Szwarcwald

Workshop parte 1

MÓDULO III – COMUNICAÇÃO e FORMAÇÃO DE PÚBLICOS

Modelos de negócios na era digital
Prof. Leonardo José
A cultura e suas oportunidades de negócios e desenvolvimento na era digital. Metodologias e ferramentas para o planejamento de negócios no setor. Prospecção de cenários e apresentação de casos nacionais e internacionais.

Aula 15 (parte I)

Aula 15 (parte II)

Aula 15 (parte III)

MÓDULO III – COMUNICAÇÃO e FORMAÇÃO DE PÚBLICOS

Dados e análise de indicadores culturais
Profa. Daniele Dantas e Prof. João Leiva

Introdução à metodologia de pesquisas e instrumentos de análise.  Principais indicadores e resultados utilizados para avaliação de políticas e práticas culturais.

Aula 16 (parte I)

Aula 16 (parte II)

Aula 16 (parte III)

MÓDULO III – COMUNICAÇÃO e FORMAÇÃO DE PÚBLICOS

Comunicação e consumo cultural
Prof. Eduardo Carvalho

Inovação em Museus e Equipamentos Culturais. Estratégias inovadoras nacionais e internacionais para a construção de marca e requalificação de espaços culturais.

Aula 17 (parte I)

Aula 17 (parte II)

Conversa com as coordenadoras sobre o Projeto de Conclusão de Curso

MÓDULO IV – CICLO DO PROJETO CULTURAL

Curadoria e modelagem de projetos
Profª Dra. Mariana Várzea

Definição e função de um projeto. Adequação da ideia em pensamento estruturado para o projeto. Elaboração de textos dirigidos. Formatação das principais etapas de um projeto. Análise de viabilidade. Contextualizar o perfil de público. Desenvolvimento de estratégias de ação.

Aula 18 (parte I)

Aula 18 (parte II)

Aula 18 (parte III)

MÓDULO IV – CICLO DO PROJETO CULTURAL

Gestão de projetos
Prof. Esp. Pablo Castellar

Gestão e curadoria de projetos culturais. O profissional e a gestão de projetos. A modelagem de projeto, O projeto cultural, Escrevendo um projeto. A Gestão de riscos, recursos humanos, oportunidades, jurídica, contratos, tempo, custos, comunicação, contrapartidas e qualidade.

Aula 19 (parte I)

Aula 19 (parte II)

Aula 19 (parte III)

MÓDULO IV – CICLO DO PROJETO CULTURAL

Legislação de Incentivo e editais
Profª Me. Sandra Pedroso e Prof. Esp. Isabel Tinoco

Princípios e conteúdo das principais leis de incentivo à cultura no Brasil. Metodologia e Estratégias para preenchimento digital dos formulários oficiais. Planejamento e táticas para envio de documentação para os órgãos reguladores.

Aula 20 (parte II)

Aula 20 (parte I)

Aula 20 (palestra Bel Tinoco)

Aula 20 (parte III)

MÓDULO IV – CICLO DO PROJETO CULTURAL

Estratégias de comunicação e de mídias sociais
Profa. Me. Claudia Montenegro
Comunicação contemporânea e o público da cultura. O papel da comunicação e o impacto das mídias sociais na gestão de projetos e instituições culturais. Planejamento de Comunicação e Plano de Mídia. Definição, análise e uso das ferramentas de comunicação e dos meios tradicionais, digitais e alternativos.  Análise de dados para construção de planos de mídia e mensuração de resultados. Importância da Assessoria de Imprensa e das ações de relações públicas na gestão de projetos culturais

Aula 21 (parte I)

Aula 21 (parte II)

MÓDULO IV – CICLO DO PROJETO CULTURAL

Prestação de contas e contrapartidas

Base legal e norteamentos jurídicos (contratos); Planejamento e elaboração do cronograma de execução físico financeira; análise e adequação da planilha orçamentária aprovada; seleção e habilitação dos fornecedores; regulamento de compra. Elaboração da prestação de contas: tratamento do documento fiscal e de quitação, preenchimento das planilhas; numeração dos documentos, notas explicativas, relatórios auxiliares e doação dos permanentes adquiridos; relatório de cumprimento do objeto; relatório de exposição na mídia e material de divulgação; Apresentação da prestação de Contas: Desenvolvimento de indicadores e análise dos resultados.

Aula 22 (parte I)

Aula 22 (parte II)

Aula 22 (parte III)

MÓDULO IV – CICLO DO PROJETO CULTURAL

Captação, gestão de recursos e parcerias
Prof. Esp. Mateus Simões

Histórico e métodos de captação de recursos. Estudo de casos de sucesso. Modelos de apresentação. Técnicas de negociação. Análise do caso de doações e engajamento dos Estados Unidos.

Aula 23 (parte I)

Aula 23 (parte II)

Aula 23 (parte III)