A DMX Brasil está de volta esse ano com um formato único! ⁠

Entre os dias 09 a 11 de dezembro, você pode fazer parte dos encontros, workshows, palestras e talks inéditos com grandes nomes da música nacional e internacional, sem sair de casa. E o melhor, a transmissão será gratuita em nosso canal no YouTube! ⁠
Para mais detalhes, entre no nosso site: http://www.dmx.art.br/
Patrocínio:
Estácio
Realização:
MZA Music, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Brasil, e Pátria Amada Brasil / Governo Federal
Fonte: Facebook.com

Musa Temas 31

O #MusaTemas31 sob o tema: “La trayectoria de la Museología Comunitária en España” será uma Roda de Conversa com os colegas de Espanha, Sonia Sánchez (Comarca del Maestrazgo), Jesús Fernández Fernández (La Ponte-Ecomuséu) e Oscar Navajas Corral (Universidad de Alcalá).
Uma grande oportunidade para sabermos mais sobre a trajetória desde a Nova Museologia até a contemporaneidade em Espanha.
A sessão ocorrerá na próxima quinta-feira, dia 26 de novembro pelas 18.00 Lisboa/ 15.00 Brasília/ 19.00 Madrid..
Esta sessão será transmitida em direto/ ao vivo através do Facebook da Cátedra

e da página do Facebook do Grupo Sociomuseologia + Paulo Freire

.

O Seminário #MusaTemas é uma organização do Projeto FCT CEECIND/04717/2017, com o apoio da

Sociomuseologia Cátedra Unesco “Educação, Cidadania e Diversidade Cultural”

, do

Departamento de Museologia – ULHT

e as Atividades de I&D se inserem no âmbito do

CEIED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
Venha participar connosco desta Roda de Conversa.

Arq.oficios 2020

“A feira virtual já começou, link da feira:https://www.arqoficios.store/
Venha conhecer nossos artistas e suas artes.
Apresentando hoje:
A DANDA é uma editora carioca independente que produz livros em três linhas editoriais: poesias, culturas territoriais e narrativas de femininas. As edições da DANDA são produzidas em pequenas tiragens e se orientam pelo desejo de compartilhar ideias e conhecimento, valorizar memórias, encorajar mais escritores, mais leitores, mais livros.
O seu compromisso social através dos livros é:
Apoiar formação empreendedora, com ênfase no empoderamento feminino e na igualdade de gêneros.
Promover a Identidade Cultural e a Memória Coletiva dos Territórios.
Estimular mais leitura e mais livros a partir de organizações educadoras públicas ou de interesse social.”
Fonte: https://www.arqoficios.store/?fbclid=IwAR0MBeACDEeRat4ScXvR89aSgLCA5hQaxIaP-9Qgn1eSFeZKh4KRZt8b2yg

Diálogos no Musehum

Nesta quarta-feira, dia 25 de novembro, o Programa Educativo Oi Futuro realiza sua sexta edição da série DIÁLOGOS NO MUSEHUM, que são lives mensais com convidados parceiros ou especialistas de diversas áreas para dialogarmos sobre os museus e seus desafios. Para mais uma edição especial, nossa convidada do mês será Maria Julia Torres. Formada em Pedagogia pela UFRJ e Roteirista de mídias digitais pelo NAVE/Rio, Maju, como é carinhosamente chamada, é Coordenadora Pedagógica do Pré-Vest Social Unifavela e Pesquisadora das Relações Raciais no Ensino Superior, já tendo atuado como educadora no Programa Educativo Oi Futuro. Para falar um pouco dessa experiência e outras e ampliar esse debate, quem convida é Many Pereira, produtora cultural e educadora do Programa Educativo Oi Futuro. A temática museus e representatividade negra, encerra o ciclo de ações e atividades que vimos realizando ao longo do mês de novembro dedicado a Zumbi dos Palmares e a consciência negra, e busca refletir sobre a inserção do negro na educação e na cultura em geral.
Te esperamos!!Compartilhem em suas redes!
Canal: https://www.facebook.com/Many.Pereira

Edital Social Prorrogado até 31/12

Em virtude do adiamento dos cursos MBA em Gestão de Museus e MBA em Gestão e Produção Cultural para março de 2021, fica automaticamente prorrogado a inscrição para o edital social, até o dia 31/12/2020.

Para acessar o edital basta clicar nos links abaixo:

MBA em Gestão e Produção Cultural

MBA em Gestão de Museus

Participação em redes, sistemas e parcerias

Levantamento dos principais sistemas, organismos e programas internacionais que tenham interface com museus do Brasil/América do Sul. Como implementar um intercâmbio/parceria entre museus brasileiros e estas instituições? Desafios, vantagens e gargalos na parceria com redes e sistemas no campo dos museus. Apresentação de casos.

Formato: Videoaulas

Conteúdo: 3 Aulas

Professor: Thiago Massagardi

Novas Mídias para Comunicação Estratégica

Planejamento estratégico de marketing e comunicação digital em museus. Captação de audiências online para a programação dos museus. O desenvolvimento de uma campanha de conteúdo nas redes sociais. Aferição de resultados pela mensuração dos indicadores digitais. Ampliação de públicos e o novo espaço/mercado online que se abrirá a partir da pandemia.

Formato: Videoaulas

Conteúdo: 5 Aulas

Professora: Claudia Porto

Acessibilidade Universal

Processos de inclusão e exclusão da pessoa com deficiência na sociedade. Definição de acessibilidade universal. Diferenças das abordagens dos modelos médico x social x híbrido/interacionista. Aspectos gerais das deficiências e da legislação. Tecnologia assistiva. Importância e necessidade de adequação dos espaços e das atividades de programação cultural para proporcionar a participação de todos os públicos. Ilustração com cases.

Formato: Videoaulas

Conteúdo: 3 Aulas

Professora: Drª. Viviane Sarraf

Formação e Desenvolvimento de Públicos

Relevância do desenvolvimento de públicos como ação integrada de marketing e comunicação. Gestão estratégica voltada para a ampliação de audiências. Como os objetivos de fidelização e atração de novos públicos influenciam a programação de museus. O desafio da inclusão social e a captação de públicos comunitários.  Experiências contemporâneas de engajamento e de diversificação de públicos. O desafio da ampliação de uma audiência tecnológica. Prospecção para públicos de museus pós-pandemia. Apresentação de estudos de caos.

Formato: Videoaulas

Conteúdo: 3 Aulas

Professora: Drª. Rosane Carvalho