Comunicação Digital

Cenário contemporâneo, principais conceitos, planejamento de presença digital, gestão de canais e conteúdos em mídia digital; Mídias Sociais: participação, colaboração, mobilização e engajamento. Geração e disseminação de conteúdo, interação em rede, monitoramento e técnicas de influência. Empreendedorismo digital. Curadoria de marca. A cultura de fãs nos meios digitais. A cultura da convergência – transmedia storytelling. A construção de narrativas de marcas. Novas fronteiras – games, aplicativos sociais e mobilidade. Análise de tendências e casos.

 

Formato: Videoaulas

Conteúdo: 9 Videos entre aulas e entrevistas

Professor: Claudia Montenegro

Produção em Artes Visuais

Principais etapas a serem percorridas para a realização e produção de uma exposição de artes. / Características de cada tipo de exposição, e dos profissionais e serviços envolvidos em cada fase da elaboração de uma mostra: curadores, museólogos, couries, arquitetos, programadores visuais, gráficas, assessoria de imprensa, correio, serviços de sinalização etc.

Formato: Videoaulas

Conteúdo: 4 Aulas

Professor: Denise Mattar

Posse de Néstor García Canclini na Cátedra Olavo Setubal

Na próxima terça-feira, 6 de outubro, o antropólogo argentino Néstor García Canclini, da Universidade Autônoma Metropolitana da Cidade do México, toma posse como novo titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência.

Em cerimônia virtual, às 17hneste link, Canclini fará a conferência As Instituições Fora de Lugar. Em razão das limitações impostas pela pandemia, depoimentos de todos os participantes do evento foram gravados e ficarão disponíveis separadamente numa página especial. Ao lado do antropólogo, o professor Teixeira Coelho e a antropóloga social Carla Pinochet Corbos falam sobre a desinstitucionalização da cultura.

Vahan Agopyan, reitor da Universidade de São Paulo (USP), Guilherme Ary Plonski, diretor do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP), Martin Grossmann, coordenador acadêmico da Cátedra, Maria Alice Setubal, representante da família Setubal, e Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural (IC), também participam da solenidade. O curador e crítico de arte Paulo Herkenhoff e a bioquímica Helena Nader, catedráticos de 2019, se despedem durante a cerimônia, traçando um balanço do período de sua titularidade.

Parceria entre o IEA e o IC iniciada em 2015, a Cátedra muda de titular a cada ano. Canclini é o primeiro estrangeiro a ser escolhido para ocupá-la. Durante sua participação na Cátedra, ele desenvolverá o projeto A Institucionalidade da Cultura no Contexto Atual de Mudanças Socioculturais.

Néstor García Canclini

Nascido em La Plata, na Argentina, em 1939 e radicado no México em 1976, o antropólogo é doutor em filosofia pela Universidade de La Plata e pela Universidade Paris Nanterre. Lecionou em universidades dos Estados Unidos (Austin, Duke e Stanford), da Espanha (Barcelona) e da Argentina (La Plata e Buenos Aires) e na USP.

Em 2014, recebeu o Prêmio Nacional de Ciências e Artes do México. Seu livro Culturas Híbridas: Estrategias para Entrar y Salir de la Modernidad (1990) foi agraciado com menção honrosa do Premio Iberoamericano Book Award da Latin American Studies Association de 1992. Além de Culturas Híbridas (publicado pela Edusp em 1997 e já em sua quarta edição), peus principais livros são Consumidores y Ciudadanos: Conflictos Multiculturales de la Globalización (1995), La Globalización Imaginada (1999) e Diferentes, Desiguales y Desconectados: Mapas de la Interculturalidad (2004). Sua obra mais recente é Ciudadanos Reemplazados por Algoritmos (2019).

As relações entre estética, arte, antropologia, estratégias criativas e redes culturais dos jovens são as preocupações atuais de Canclini. Ele examina a mundialização e as mudanças culturais na América Latina a partir da análise das mesclas entre culturas, etnias e referências midiáticas, populares e tradicionais. Outros temas de seu interesse são aqueles relacionados tanto às políticas culturais quanto às relações entre tecnologia e cultura.

Posse de Néstor García Canclini na Cátedra Olavo Setubal
terça 6 de outubro
às 17h

on-line – IEA

[livre para todos os públicos]

 

 

fonte:

Itaú Cultural

Festival Vida Sustentável

“Para fechar os Diálogos do Festival LivMundi 2020, temos a honra de receber, Ailton Krenak e André Trigueiro, pela terceira vez em nosso Festival.”

 

AILTON KRENAK
Ativista indígena dos direitos humanos, Ailton liderou a luta pelos princípios inscritos na Constituição Federal do Brasil, em 1987, no contexto das discussões da Assembleia Constituinte. Fundou e dirige o Núcleo de Cultura Indígena. É realizador da mostra de cinema indígena ALDEIA SP- Bienal de Cinema Indígena, inaugurada em 2014, agora em sua terceira edição. Desde abril de 2018 integra a equipe do Núcleo Criativo de Cinema de Indígena. Recebeu diversos prêmios como Prêmio Internacional de Direitos Humanos para a América Latina e Grã Cruz da Ordem do Mérito Cultural do Brasil. É autor dos livros “Ideias para Adiar o Fim do Mundo” e “A Vida não é Útil”.

 

ANDRÉ TRIGUEIRO
Jornalista com pós-graduação em Gestão Ambiental pela COPPE/UFRJ onde leciona a disciplina “Geopolítica Ambiental”, professor e criador do curso de Jornalismo Ambiental da PUC-Rio, escritor, palestrante, repórter da TV Globo, editor-chefe do “Cidades e Soluções” e comentarista dos programa “Estúdio i” e “Em Pauta”, na Globonews. André é colunista das rádios espíritas Boa Nova e Webradio Fraternidade. Autor de vários livros entre os quais “Viver é a melhor opção: a prevenção do suicídio no Brasil e no mundo” e “Cidades e Soluções: como construir uma sociedade sustentável”.

 

 

 

 

| MEDIAÇÃO

LUCIANE COUTINHO
Idealizadora do LivMundi, foi professora da PUC-RJ, tem MBA em Marketing e atualmente faz Berlin School of Creative Leaders pela Steinbeis-University, onde defenderá a tese sobre movimentos socioambientais da sociedade civil, como alavancadores para uma nova cultura. Cuida do planejamento estratégico geral e comunicação do LivMundi, além de fazer parte do time de curadores.

 

 

Inscreva-se

 

Fonte:https://www.livmundi.com/agenda/palestra-de-encerramento/

 

Impactos da COVID-19 na Economia Criativa

No contexto da pandemia do novo Coronavírus, o Observatório da Economia Criativa da Bahia (OBEC-BA) lança a pesquisa “Impactos da COVID-19 na Economia Criativa”. Os dados coletados permitirão análises sobre as consequências da crise da COVID-19 para os indivíduos e organizações atuantes nos setores artísticos, culturais e criativos. O OBEC-BA pretende divulgar um boletim semanal com os resultados preliminares, sempre às sextas-feiras.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o setor criativo emprega aproximadamente 1,9 milhões de pessoas (1,6% dos ocupados) no Brasil, sendo que destes, cerca de 44% atua de maneira autônoma. O “Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil”, lançado pela FIRJAN, indica que, em 2015, o setor foi responsável por 2,64% do PIB (Produto Interno Bruto). Desde o começo de março, a dinâmica da economia criativa tem sentido o choque das determinações necessárias para o controle da pandemia, como o fechamento de espaços, o cancelamento de espetáculos e a suspensão da produção de novos filmes e discos, só para citar alguns exemplos.

Diante desse contexto, a pesquisa poderá fornecer subsídios para a tomada de decisões nos setores públicos e privados. Inicialmente, estão disponíveis dois modelos de questionário para preenchimento online, buscando levantar dados sobre profissionais e organizações, com e sem fins lucrativos, nos diversos setores da economia criativa. O objetivo é identificar o perfil de atuação de profissionais autônomos e organizações, o impacto estimado da COVID-19 no momento atual, as estratégias de enfrentamento e as relações prévias dos participantes com os poderes públicos. Posteriormente, o OBEC-BA pretende acompanhar a evolução dos impactos e das estratégias de enfrentamento. “A economia criativa sempre sofreu com a lacuna de dados que permitam análises mais coerentes sobre a realidade do setor. Neste momento, mais do que nunca, precisamos de informação para que as medidas propostas sejam mais efetivas para mitigar as consequências da crise”, ressalta a coordenadora da pesquisa, Daniele Canedo.

 

Fonte:

https://ufrb.edu.br/proext/economiacriativa-covid19/#resultados

Diálogos Culturais | COVID-19: Desafios e perspectivas da retomada

A live de estreia do projeto Diálogos Culturais terá o tema “Covid-19 – Desafios e Perspectivas para a retomada das ações culturais”

A crise existe mas é necessário pensar na retomada. Quais são estas perspectivas e quais os desafios desta retomada? Quais protocolos de biosegu, a adaptação dos espaços, a promoção da segurança no público, as estratégias de reaproximação com o público, entre outros. Pensando na retomada, com a participação de artistas, produtores e curadores dos diversos setores. Pauta sugerida é a retomada, a adaptação dos espaços, a promoção da segurança no público, as estratégias de reaproximação com o público.

Confira a Live no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=xsuQ1ZFtuio&feature=share

Painelistas

Katia Marco – Presidente da Associação Brasileira de Gestores Culturais.

Luciana Stello – Gerente Regional do SESC Caxias

Mediadora

Caliandra Paniz Troian – Relações Públicas especialista em Gestão Cultural.

Diálogos Culturais é uma série de diálogos virtuais com gestores, pesquisadores e produtores, artistas e demais profissionais da cadeia produtiva, que visa aprofundar discussões sobre políticas culturais emergenciais e no pós pandemia, economia da Cultura, mercado de trabalho, comportamento do público e as novas competências e habilidades exigidas no período da pós pandemia.

 

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@rs.sedac
@feevale
@feevaletechpark
@calitroian @lucianastello @katiademarco @janeblandina
@romulo.avelar @jose_marcio_barros @liacalabre
@biaaraujosedac @rafaelcballe

#culturaessencial
#facdigitalrs
#feevale
#feevaletechpark

 

Fonte:

Cali Gestão Cultural e Comunicação

Políticas Públicas para a Cultura

Modelagem de menu de opções de financiamento existentes no mercado; Mapeamento dos principais editais; Planos de viabilidade econômica: da instituição ao produto; Sustentabilidade via recursos das leis de incentivos, Constituição de receitas diretas e indiretas; Mapeamento de Fundos alternativos nacionais e internacionais; incentivos de mitigação de impacto ambiental/cultura/educativo de empresas para patrocínios.

Formato: Videoaulas

Conteúdo: 6 Aulas

Professor: Lia Calabre