Empreendedorismo e inovação – Profª. Me. Liliana Magalhães 

Conceito de economia circular e inovação. Inovação social e cidadã como estratégia para alcançar a sustentabilidade de espaços e iniciativas culturais com comunidades criativas e redes colaborativas. A integração do processo criativo às energias das comunidades. A gestão do relacionamento como ativadora de inovação e empreendedorismo em instituições, programas e projetos culturais.

Inovação social, cidadã e institucional como estratégia para alcançar a sustentabilidade de espaços e iniciativas culturais com comunidades criativas, setores produtivos e redes colaborativas.

A integração do processo criativo às energias das comunidades na gestão do relacionamento como ativadora de inovação e empreendedorismo em instituições, programas e projetos culturais.

O curso de extensão online “Empreendedorismo e Inovação”, que será ministrado pela Profa. Me. Liliana Magalhães (@lili.fmagalhaes), nos dias 03, 10 e 17/07, com a participação dos convidados: Paula Perissinotto (@paulaperissinotto), Geraldinho Magalhaes (@geraldinhomagalhaes) e Monique Bezerra (@moniquebezerradasilva).
O curso irá apresentar as noções de inovação institucional, social e cidadã e as novas economias como estratégias para os desafios de superação, redesenho e sustentabilidade dos bens e serviços culturais com ênfase nas características de uma gestão empreendedora com comunidades criativas e redes colaborativas. Aborda a cultura como processo criativo, multidimensional e integrado às energias das comunidades e apresenta a gestão do relacionamento nas instituições, programas e iniciativas culturais como ativadora de inovação e empreendedorismo.
A Profa. Me. Liliana Magalhães é mestre em Gestão e Inovação na Engenharia de Produção da COPPE UFRJ. Tem formação em Arte Educação (UFPE), especialização em marketing (FGV RJ), arte pelo Institute of Contemporary Arts (UK) e negócios sociais pela Yunus Social Business/ESPM RJ e integra o Conselho de Administração da Fundação Bienal de Artes Visuais do MERCOSUL.  Sócia-diretora da SOMOS cultura, educação e comunicação, atua como empreendedora, curadora e consultora de gestão estratégica e de conteúdo, obtendo como clientes atendidos: o Instituto Europeu de Design IED, a Caixa Cultural, o Centro de Referência do Artesanato Brasileiro – CRAB do Sebrae-RJ e a incubadora Rio Criativo do Estado do Rio de Janeiro. Atuou na Fundação Joaquim Nabuco, Secretaria de Cultura de Olinda e empreendeu projetos para revitalização de patrimônio cultural no Recife e Olinda, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo.
Agenda dos convidados
Dia 03/07 – Convidada: Me. Paula Perissionotto – Especialista em novas mídias, arte contemporânea e cultura digital é mestre em poéticas visuais pela ECA (Escola de Comunicações e Artes da USP Universidade de São Paulo) com especialização em Curadoria e Práticas Culturais em Arte e Novas Mídias pelo MECAD / ESDI em (Barcelona / ES). Desde 2000 é Co-fundadora, curadora e organizadora do FILE, Festival Internacional de Linguagem Eletrônica.
Dia 10/07 – Convidado: Geraldinho Magalhães Empresário artístico, supervisor musical, diretor de documentários e séries sobre música e curador. Faz intercâmbio entre artistas e eventos dentro e fora do Brasil, é curador e consultor para festivais e centros culturais: Central Park Summer Stage e Lincoln Center (NYC), Chicago Cultural Center e Fundação Casa da Música (Porto, Portugal), Back2Black (Rio e SP), Rock in Rio. É professor do curso Música Negócios da PUC-Rio, é consultor e um dos diretores da BM&A (Brasil Música e Artes) e BME (Brasil Music Exchange) e dirige a Diversão e Arte.
Dia 17/07 – Convidada: Monique Bezerra. Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. Bacharel em Produção Cultural pela UFF. Atuou por mais de 8 anos no Observatório de Favelas, na coordenação do eixo de arte e território e na coordenação da área de desenvolvimento institucional. Atualmente é professora substituta no Bacharelado em Produção Cultural do IFRJ.

Dias: 03, 10 e 17 de julho de 2021

Horário: 14h às 18h

Carga Horária: 12h

Plataforma digital – síncrona aos sábados consecutivos

Valor do investimento: R$ 320,00

 

Inscreva-se nesse curso preenchendo o formulário abaixo

    0 respostas

    Deixe uma resposta

    Want to join the discussion?
    Feel free to contribute!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *