Documentário sobre a cultura caiçara no Rio de Janeiro estreia nesta quinta-feira no MAM

Documentário sobre a cultura caiçara no Rio de Janeiro estreia nesta quinta-feira no MAM

‘Dos Antigos aos Filhos do Amanhã’ aborda a luta pela cultura caiçara através da construção da tradicional canoa, e a passagem desse conhecimento às próximas gerações.

A cultura caiçara irá para tela do cinema na noite de estreia do documentário “Dos Antigos aos Filhos do Amanhã”. A exibição do filme será nesta quinta-feira (29), no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio). A entrada é gratuita.

“Dos Antigos aos Filhos do Amanhã” aborda a luta pela manutenção da cultura caiçara através da construção da tradicional canoa, e a passagem desse conhecimento às próximas gerações da comunidade em Trindade, em Paraty, na Costa Verde do Rio de Janeiro.

Traço fundamental do modo da vida caiçara, a canoa faz parte dos bens que, recentemente, colaboraram com a concessão à região do título de patrimônio cultural e natural da humanidade, condecoração da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

'Dos Antigos aos Filhos do Amanhã' conta história de resistência da cultura caiçara — Foto: Divulgação

‘Dos Antigos aos Filhos do Amanhã’ conta história de resistência da cultura caiçara — Foto: Divulgação

O filme conta, ainda, a história do Seu Vitor, respeitado mestre-canoeiro da região, resgatando, assim, a importância histórica e cultural de construção da canoa como símbolo de resistência.

A obra mostra que a Vila Caiçara de Trindade é uma das últimas a resistir à especulação imobiliária desde a construção da Rodovia Rio-Santos.

Debate

Após a exibição do filme, está previsto ocorrer um debate do qual participará Robson Possidônio – líder caiçara, aprendiz canoeiro, pescador e presidente da Associação de Moradores de Trindade.

Além dele, Hernani Heffner, conservador-chefe da Cinemateca do MAM-RJ; Nina Braga, socióloga e psicóloga com pós-graduação em Antropologia Social pela UFRJ e diretora do Instituto E; e Leonardo Gelio, diretor do filme e fotógrafo focado em questões socioambientais.

O encontro será mediado por Sergio Mota, doutor em Letras e professor de Comunicação Social na PUC-Rio.

Cronograma

A programação tem início às 18h, com show de folia de reis – música tradicional caiçara de Trindade – com participação de Eric Camargo, compositor da trilha sonora do filme.

Às 20h45, exibição do filme e, em seguida, debate.

Ao longo do evento, a artista Pally Siqueira, que criou o cartaz do documentário, pintará ao vivo telas de cinco espécies de árvores propícias para a construção da canoa caiçara.

Serviço

Estreia do documentário “Dos Antigos aos Filhos do Amanhã”

Local: Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo

Data e horário: quinta-feira (29), a partir das 18h

Entrada grátis

Fonte:

https://g1.globo.com

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *