Encontro | Preservação da Memória e do patrimônio cultural hoje

A partir do tema estabelecido pelo ICOM para a Semana de Museus 2019, “Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições”, o Museu de Arte do Rio apresenta uma programação diversa, focada na preservação do patrimônio, na gestão e na segurança de acervos museológicos e na questão da memória. Tendo em vista o trágico episódio do incêndio do Museu Nacional e os desafios dos museus na atualidade, a programação intitulada “Preservação da memória e do patrimônio cultural hoje” é integrada por visitas mediadas, debates e oficinas.

> 15/5 | Quarta-feira

14h às 19h30 – Encontro | Preservação da memória e do patrimônio cultural hoje

Vagas: 98

Os museus exercem um papel importante na formação e conservação da memória da sociedade por meio de obras de arte, objetos, documentos históricos e da cultura visual. A perda desses materiais causa danos irreparáveis ao patrimônio cultural mundial. Ameaças decorrentes de ações intencionais ou acidentais, como os incêndios do Museu da Língua Portuguesa e do Museu Nacional, nos desafiam a pensar no futuro das tradições. Com o intuito de compartilhar boas práticas, debater medidas destinadas à proteção do patrimônio e garantir a salvaguarda de pessoas, acervo e diversidade cultural, o MAR realiza o encontro “Preservação da memória e do patrimônio cultural hoje”. O seminário é uma parceria do museu com a Associação Brasileira de Gestão Cultural, o Instituto Moreira Salles e o Blue Shield no Brasil.

Inscrições até 13 de maio em http://bit.ly/SemanadeMuseus1505

Cronograma:

14h – Abertura

Boas-vindas, com Eleonora Santa Rosa, diretora executiva do MAR | Apresentação do seminário, com Izabela Pucu, coordenadora de educação do MAR.

14h15 às 16h30 – Segurança e gestão do patrimônio cultural: desafios atuais

Especialistas das áreas de Museologia e Segurança e Gestão de Riscos irão debater o atual panorama dos museus e apresentar suas abordagens e recomendações de medidas necessárias para a segurança nas instituições museológicas e no patrimônio cultural.

Participarão do debate Andrea Santos, coordenadora de Museologia e Montagem do MAR; Cláudia Carvalho, arquiteta e coordenadora do plano de conservação preventiva do Museu Casa de Rui Barbosa; Gerardo Portela, especialista em Gestão de Riscos e Segurança, do COPPE/UFRJ; Cícero Almeida, museólogo do IBRAM (Casa Geyer/Museu Imperial) e professor de Museologia da UNIRIO; Gabriel Moore Forell Bevilacqua, gestor de acervos do Instituto Moreira Salles/Escudo Azul e Gustavo Cunha Mello, Analista de Riscos.

Mediação: Rosane Carvalho, museóloga, coordenadora do MBA em Gestão Cultural da ABGC/UCAM/MAR.

16h30 às 17h – Coffee-break

17h às 19h30 – Reunião do Escudo azul

Coordenação de Isis Balbini e Gina Machado

1ª reunião no Rio de Janeiro de profissionais interessados em colaborar com o Escudo Azul/Blue Shield no Brasil, organização internacional sem fins lucrativos, cuja missão é trabalhar para a proteção do patrimônio cultural, oferecendo apoio técnico-profissional voluntário a acervos, instituições e sítios culturais em situações de risco. O encontro contará com uma apresentação da organização e uma reunião de articulação, em que será realizado o cadastramento de voluntários.

17h às 17h20 – Apresentação “Escudo Azul: origem, objetivos e trajetória no Brasil”

17h20 às 19h –  Reunião de articulação do Escudo Azul/Grupo Rio de Janeiro

*Atividade voltada para profissionais e instituições pré-inscritas.

Atenção: Você poderá optar por participar do encontro parcialmente (escolher o ingresso de acordo com a mesa que deseja participar), ou participar integralmente (marcar as duas opções de ingresso). Os certificados de participação serão emitidos de acordo com a assinatura na lista de presença.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *