I Seminário Internacional COMCOL/CIDOC – Construindo Coleções para o Futuro

[vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ width=”1/1″ tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default”][vc_column_text]

O evento – composto de seminário, oficinas e um encontro sobre desenvolvimento sustentável de acervos – se realiza entre 17 e 20 de outubro. As palestras do seminário em si reunirão nove especialistas estrangeiros (Alemanha, Peru, Holanda, Reino Unido e Portugal) e 19 brasileiros no auditório da Fundação Getúlio Vargas (12º andar) – Praia de Botafogo, 190 – Edifício Luiz Simões Lopes (Sede) – Botafogo. As oficinas serão realizadas no MAR.

Os debates centram-se em quatro eixos:

  1. Novas estratégias para a difusão, pesquisa e significação de acervos;
  2. Processos e procedimentos de gestão de acervos;
  3. Construção e implementação de políticas sustentáveis para formação e gestão de acervos;
  4. Desafios para a manutenção de políticas e planos de preservação de acervos.

Primeira iniciativa conjunta dos comitês internacionais do Conselho Internacional de Museus (ICOM) dedicados ao desenvolvimento de coleções (COMCOL) e à documentação de acervos (CIDOC). O evento de dois dias, seguido por um dia de oficinas especializadas, tem como principal objetivo a discussão e a troca de experiências sobre formação e qualificação de acervos em museus e instituições culturais correlatas, abordando questões relativas a políticas e processos de formação, gestão e preservação de coleções.

Procedimentos técnicos de aquisição/desincorporação, avaliação, documentação e mobilidade, bem como estratégias para qualificação e ampliação da significação e difusão de coleções, integram os temas de interesse do seminário, organizado a partir de contribuições de conferencistas convidados (brasileiros e estrangeiros), mesas-redondas temáticas e apresentação de estudos de casos.

 

INFORMAÇÕES:

Seminário (evento principal)
Fundação Getúlio Vargas – 17 e 18 de outubro de 2017

Oficinas profissionais
Museu de Arte do Rio (MAR), 19 e 20 de outubro de 2017

CRONOGRAMA E VALORES: https://www.eventbrite.com.br/e/i-seminario-internacional-comcolcidoc-construindo-colecoes-para-o-futuro-tickets-36228421183

*ESTUDANTES TEM 50% DE DESCONTO NA INSCRIÇÃO.

As inscrições são realizadas unicamente pelo site. Vagas limitadas. https://comcol-cidoc2017.eventbrite.com.br/

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *