IBRAM disponibiliza download gratuito do livro Para Fazer uma Exposição, da série Caminhos da Memória

Está disponível para download a publicação “Para fazer uma exposição”, publicado pela equipe do programa de formação, capacitação e qualificação Saber Museu, do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

A obra é o primeiro volume da série “Caminhos da Memória”, produzida a partir de pesquisa e elaboração de Maristela Simão, Lúcia Valente e Katia Bordinhão e está dividida em três momentos: antes, durante e depois, abrangendo as fases de planejamento, execução e avaliação da montagem de uma exposição.

No momento “antes”, a obra traz tópicos como o básico (local, nome, data, duração, público-alvo, acervo e recursos financeiros), o conceito (objetivos, pesquisa, narrativa, identidade visual), o processo criativo (a equipe e curador) e projeto (módulos, abertura e ficha técnica, suporte, segurança, ação educativa, acessibilidade, orçamento, cronograma e divulgação). O “durante” fala sobre montagem, manutenção e mediação, além de lista de conferência. A parte do “depois” traz questões sobre a desmontagem e avaliação.

“Para fazer uma exposição” traz ainda uma parte sobre “recursos expográficos” (conservação, cor, luz, climatização, som, suportes e texto e legibilidade), “exercícios” (habilidades, ideias e maquetes), além de “roteiro para construção da exposição”.

Para fazer o download gratuito do livro, acesse: http://bit.ly/2UzbQBk

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *