IFRJ estreia, durante Rock in Rio, kit de produção audiovisual do MinC

[vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ width=”1/1″ tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default”][vc_column_text]25.09.2017

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio De Janeiro (IFRJ) estreou, durante o Rock in Rio, na capital fluminense, o kit de produção audiovisual do Núcleo de Produção Digital (NPD). A iniciativa do Ministério da Cultura (MinC) busca a implantação, por meio da Secretaria do Audiovisual (SAv) e do Centro Técnico Audiovisual (CTAv), de polos de produção audiovisual em todo o País. O projeto integra a política pública de formação, produção, difusão e regionalização do audiovisual defendida pela Pasta.

“Esse NPD já nasceu vocacionado para a área de games porque o campus do Paulo Frontin tem curso nesse setor e cursos em áreas correlatas. Além disso, há uma legislação municipal e estadual que dá um conjunto de benefícios a empresas de tecnologia e de games. O NPD veio a somar com esse arranjo”, explicou o secretário do audiovisual do MinC, João Batista. “É um equipamento que vem para, de imediato, dar vida, divulgação e potencial à discussão de tudo que ocorre localmente, além de impulsionar a produção audiovisual”, completou.

Graças ao kit recebido, que inclui produtos como equipamentos de captação de imagem, de áudio e de ilhas de correção de cor, a equipe do CTAv registrou participação do instituto no Game Experience, no estande do Rio Criativo, no Rock in Rio, sob a Coordenação do Professor Rodney Albuquerque. O resultado foram 10 horas de gravação que irão subsidiar a montagem de um documentário.

Diretor do Núcleo de Produção Digital do Campus Engenheiro Paulo de Frontin do IFRJ, Rodney Albuquerque elogiou a iniciativa e a possibilidade de troca de experiências entre os alunos do Instituto. “Tivemos apoio técnico do CTAv do MinC para inaugurar o núcleo de produção digital dentro do stand do Rio Criativo. O núcleo permitiu acesso a um kit em alta definição para produção de conteúdo digital. Estamos honrados de receber o kit”, comemorou.

“(Essa entrega de kits) é uma execução, na prática, do que prevê a meta 43 do Plano Nacional de Cultura, de criar novos polos audiovisuais em todo o Brasil. Com a entrega desses kits, você forma novos profissionais, gera conteúdo e agentes multiplicadores em diversos setores do audiovisual”, afirma Renato Costa, coordenador de Infraestrutura Técnica do Centro Técnico Audiovisual (CTAv).
NPDs pelo Brasil

A entrega desse kit faz parte de outros 22 que foram e que ainda serão entregues pelo Brasil. Na segunda quinzena de novembro, em Goiás Velho (GO), haverá um seminário que reunirá os 22 NPDs para promover parcerias, trocas de experiências e espírito de trabalho em rede.
Os NPDs fazem parte do programa Olhar Brasil, relançado pelo MinC em julho deste ano. O projeto consiste em entregar kits com equipamentos de produção audiovisual nas diversas regiões do País.

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura

Fonte: http://www.cultura.gov.br/noticias-destaques/-/asset_publisher/OiKX3xlR9iTn/content/ifrj-estreia-durante-rock-in-rio-kit-de-producao-audiovisual-do-minc/10883?redirect=http%3A%2F%2Fwww.cultura.gov.br%2Fnoticias-destaques%3Fp_p_id%3D101_INSTANCE_OiKX3xlR9iTn%26p_p_lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3Dcolumn-1%26p_p_col_pos%3D2%26p_p_col_count%3D4[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *