Do que se trata?
A proposta central do Intersaberes é formar gestores e produtores conectados com a atualidade em interação cotidiana com a gestão de excelência de instituições referenciais no campo da cultura.
Se dará mediante coworking entre a universidade e espaços socioculturais envolvendo uma oxigenação mútua entre as expertises institucionais bilaterais. A prerrogativa será extrair do diálogo das experiências institucionais a formação de novas gerações de gestores engajados nos parâmetros e nos desafios das instituições culturais contemporâneas, visando potencializar os resultados de suas atuações, em prol da excelência de suas práticas e dos profissionais envolvidos.
Quais são os benefícios?
- A universidade cresce refletindo e flexibilizando seus conceitos e pesquisas diante da realidade do funcionamento e das inovações aos quais os espaços culturais parceiros vivenciam em seus processos cotidianos de gestão e de programação.
- O museu ou centro cultural oferecerá aprimoramento e atualização para suas equipes diretas e indiretas, além de formar públicos para suas programações, através da aproximação com os alunos e professores dos cursos, pessoas com perfis multiplicadores e formadoras de opinião.
- E o aluno/profissional, o principal agente desta interlocução institucional, será beneficiado por essa interação circular, proporcionada pelo formato de Residência Profissional que fundamenta o projeto. Sua formação será baseada na dinâmica entre estudos acadêmicos, análises de cases, e vivências práticas, como por exemplo acompanhar de perto ou mesmo participar da produção de etapas da programação dos espaços conveniados. Será uma costura entre pensar, criar e fazer.
Qual é o objetivo?
Tem como objetivo central integrar a produção de conhecimento gerado na universidade às metas estratégicas de instituições culturais referenciais no Rio de Janeiro. Referente à capacitação e atualização profissional dos seus alunos pós-graduandos e de seus stakeholders – funcionários, fornecedores, produtores, servidores e públicos – visando contribuir com o aprimoramento profissional nos processos de gestão, de sustentabilidade, de inovação empreendedora e qualidade programática.
Como funciona?
A maior inovação desse programa de pós-graduação é o formato de “residência profissional”, cuja dinâmica das aulas se dará majoritariamente dentro dos museus, centros culturais, fundações e institutos, onde os alunos se manterão em constante diálogo com os profissionais destas instituições, conveniadas com a universidade. Além das aulas, participarão de visitas, workshops e em diferentes etapas da produção de suas programações, mediadas por mentores com duplo perfil: acadêmico, professores majoritariamente mestres e/ou doutores, e executivo, realizadores de destaque no cenário sociocultural do país.
A maioria das aulas será nas instituições conveniadas que dividem as atividades de formação dos alunos com a universidade. Mas haverá algumas aulas na UCAM-Centro, até porque o Projeto Intersaberes está também vinculado ao Projeto internacional Dialogue Café, representado no Brasil e sediado pela Universidade Candido Mendes, onde os alunos terão aulas em telepresença com professores visitantes de cidades de língua portuguesa como Lisboa, Évora, em Portugal, e Cidade de Praia, em Cabo Verde.
Cursos
Parceiros
MBA em Gestão e Produção Cultural
MAM – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Coordenação de conteúdo:
Profa. Me. Yole Mendonça
Coordenação acadêmica:
Profa. Me. Kátia de Marco

MBA em Gestão de Museus RJ
MAR – Museu de Arte do Rio
Coordenação de conteúdo:
Profa. Dra. Rosane Carvalho
Coordenação acadêmica:
Profa. Me. Kátia de Marco

MBA em Gestão de Museus SP
Museu da Imigração
Coordenação de conteúdo:
Prof. Dra. Maria Ignez Mantovani Franco
Coordenação acadêmica:
Profa. Me. Kátia de Marco

MBA em Sustentabilidade e Gestão Socioambiental
Universidade Candido Mendes
Coordenação de conteúdo:
Prof. Dr. Marcio Schiavo
Coordenação acadêmica:
Profa. Me. Kátia de Marco
