• Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • PORTAL DO ALUNO
  • ASSOCIE-SE
  • SECRETARIA ONLINE
(21) 3543-6489 │ (24) 9.9312-2459 (WhatsApp)
ABGC
  • ABGC
    • O que fazemos
    • Quem somos
    • Sobre nós
    • Nossos posicionamentos
    • Nossos parceiros
  • Intersaberes
  • Cursos
    • MBA em Gestão e Produção Cultural
    • MBA em Gestão de Museus RJ
    • MBA em Gestão Socioambiental Sustentabilidade
    • MBA em Gestão de Museus SP
    • Cursos de extensão
    • Cursos de qualificação
  • Pesquisa
    • Linhas de pesquisa
    • Cadastro de trabalhos de conclusão
    • Mapeamento nacional
    • Palestras
    • Publicações
  • Pesquisa
  • Menu
Apresentação

A pós-graduação MBA em Gestão de Museus é um curso de especialização em Museologia com enfoque curricular em Gestão e Comunicação de museus, que tem como propósito preencher crescente lacuna deste campo profissional no mercado de trabalho, carente na capacitação executiva voltada para o gerenciamento, planejamento e sustentabilidade econômica dos museus.

A prerrogativa será formar profissionais para atuar de forma reflexiva e empreendedora no universo dos museus no Brasil, qualificando-os para exercer funções múltiplas na administração pública e privada, capacitando-os ainda para o aprimoramento e atualização junto aos universos técnicos e de conteúdos da museologia contemporânea, com ênfase na dinamização das instituições museológicas.

Justificativa:

Há mais de quinze anos o Brasil vivencia um período promissor na área de museus com a ativação das políticas públicas, renovação das leis e de órgãos normativos, além da diversificação de mecanismos de financiamento/investimentos, o que vem incentivar todo um processo de institucionalização, de requalificação e mesmo de criação de museus, proporcionando um real crescimento quantitativo e qualitativo no setor.

Na atualidade, o país conta com quase 4 mil instituições museológicas, segundo o Cadastro Nacional de Museus do IBRAM, distribuídas no seu território, reforçando a demanda crescente de especialização e de profissionalização dos quadros de trabalho que mesclam o campo da Museologia com interações multidisciplinares de áreas como a Gestão Cultural, o Direito na Cultura e a Economia Criativa.

Os profissionais que atuam em museus devem estar capacitados não apenas para suas atividades de base, científicas e técnicas, como também para os novos desafios e patamares que requerem os museus nos dias de hoje. O espectro de formação amplia-se em comunicar e reposicionar suas marcas e programações, aprimorar a cultura da segurança patrimonial, desenvolver novas audiências e reforçar sua atuação social, além de promover o desenvolvimento local das diversas cadeias produtivas setoriais vinculadas.

Objetivos:

  • Formar e reciclar gestores atuantes no campo de museus;
  • Profissionalizar novas gerações de museólogos, gestores, empreendedores e produtores culturais para atuarem nos museus;
  • Promover a sistematização acadêmica do conhecimento empírico no campo da Museologia e da cultura contemporâneas;
  • Aprimorar a cultura da segurança patrimonial nos museus;
  • Ampliar as parcerias e audiências dos museus;
  • Diversificar as fontes de arrecadação e patrocínios aos museus;
  • Estimular a reflexão analítica de estudos de caso nacionais e internacionais de atuações museais;
  • Preparar o gestor de museus para elaborar e desenvolver as etapas necessárias ao domínio de projetos e negócios culturais.

Público-Alvo:

O curso é direcionado principalmente para gestores públicos e privados que integram equipes de museus e àqueles que almejam trabalhar em um museu e/ou com museus, advindos de campos formativos afins.

Egressos das faculdades de Museologia, Gestão Cultural, Produção Cultural, História, Ciências Sociais, Comunicação, Marketing, Economia, Administração, Contabilidade, Direito, Turismo, entre outros.

Profissionais que atuam em museus, centros de cultura e de patrimônio, além de setores diversos de áreas multidisciplinares.

Pessoas interessadas em se capacitar para atuar no amplo universo dos museus.

Profissionais que atuam como terceiros prestadores de serviços para museus com atividades contínuas e recorrentes como mediação, curadoria, produção, etc.

Coordenação Acadêmica

Profª. Me. Kátia de Marco

Coordenação de Conteúdo

Profª. Drª Maria Ignez Mantovani Franco

Matriz Curricular

Módulo I – Museus da Contemporaneidade – Conceitos e Funções (24h)

  • Conceitos e funções dos museus na atualidade – Profa. Dra. Maria Ignez Mantovani Franco
  • Patrimônio, memória e bens culturais
  • Programação: curadoria, exposições e educativo – Profa. Dra. Valéria Piccoli e Prof. Dr. Cauê Alves
  • Museus e Desenvolvimento Social – Profa. Me. Kátia de Marco
  • Visita Técnica ao Museu da Imigração
  • Aula On-line: “Museus servem para a vida ou não servem para nada” – Prof. Dr. Mário Chagas

 Módulo II – Planejamento em Museus – Plano Museológico e Gestão de Programas (24h)

  • Introdução ao Plano Museológico – Profa. Dra. Maria Cristina de Oliveira Bruno
  • Programa de Comunicação: Exposições, Ações educativas e culturais – Profa. Dra. Stela Barbieri
  • Programa de Salvaguarda: pesquisa e gestão de – Prof. Dra. Maria Isabel Landim
  • Programa de Infraestrutura e Edificações – Profa. Kátia Moreira
  • Visita Técnica ao MAC USP
  • Aula On-line: “Aplicabilidade do plano museológico (estudos de casos)” – Profa. Dra. Manuelina Duarte

Módulo III – Gestão de Pessoas – Plano de Carreira, Cooperação e Parcerias (24h)

  • Estrutura funcional e desenvolvimento de competências – Prof. Lucas Pêssoa
  • Capital humano – planos de carreira e liderança – Prof. Me. Newton Branda
  • Cooperação e relacionamento institucional – Prof. Paulo Vicelli
  • Associação de amigos – rede de engajamento e cooperação – Profa. Vera Tostes
  • Visita Técnica
  • Aula On-line: “Planejamento Institucional” – Profa. Flávia Legnaioli

Módulo IV – Gestão de Riscos – Segurança em Museus (24h)

  • Edificações, protocolos e certificações – Prof. Dr. Gerardo Portela
  • Tecnologias e procedimentos de preservação e segurança – Prof. Dr. Gerardo Portela
  • Cultura da Segurança: acervo, pessoas e metadados – Prof. Alexandre Matos
  • Gerenciamento de Riscos e Planos de Emergência – Profa. Kátia Moreira
  • Visita Técnica a Clé
  • Aula On-line: “Princípios de Sustentabilidade para Museus” – Jean Hilgersom

Módulo V – Gestão de Coleções – Aquisição, Documentação e Conservação (24h)

  • História do Colecionismo: coleções públicas e particulares – Profa. Dra. Maria Isabel Branco Ribeiro
  • Política de acervo – aquisição e descarte – Profa. Mariana Martins
  • Pesquisa, documentação e base de dados – Prof. Dr. Gabriel Bevilacqua
  • Inventário, conservação e restauração – Profa. Maria Cecília Winter
  • Visita Técnica ao MASP
  • Aula On-line: “Explorando o conceito de Reserva Técnica” – Yacy Ara Frone

Módulo VI – Gestão Pública – Noções Gerais e Políticas Governamentais (24h)

  • Princípios e modelos de gestão pública e governança – Profa. Dra. Renata Motta
  • Políticas públicas para os museus – Prof. Dra. Renata Motta
  • Direito à Cultura como bem público – Profa. Marta Porto
  • Cidadania, diversidade cultural e Direitos Humanos – Prof. Franco Reinaudo e Profa. Marília Bonas
  • Visita Técnica ao Museus da Resistência e ao Museu da Diversidade Sexual
  • Aula On-line: “Desafios para a gestão pública em museus no Brasil” – Prof. Ricardo Piquet

Módulo VII – Gestão por OS – Modelos e Resultados (24h)

  • Modelo de gestão por OS – Planejamento e desafios gerenciais – Prof. Dr. Marcelo Mattos Araújo
  • Gestão financeira, captação e prestação de contas – Prof. Marcelo Dantas (Pinacoteca)
  • Legislação de PPP, MROSC, OSs e OSCIPs – Profa. Dra. Paula Racanello
  • Modelos de monitoramento e avaliação de resultados – Prof. Me. Claudinéli Ramos
  • Visita Técnica ao Museu da Imagem e do Som
  • Aula On-line: “Estudo de caso sobre Gestão de OS” – Profa. Cláudia Ciarrocchi Ferreiro

Módulo VIII – Planejamento Orçamentário – Captação de Recursos e Sustentabilidade (24h)

  • Modelos de negócios e estratégias de captação – Profa. Dra. Mariana Várzea
  • Captação: fontes complementares e fundos patrimoniais – Prof. Ricardo Levisky
  • Planejamento financeiro e planos anuais – Prof. Antonio Grassi (Inhotim)
  • Contrapartidas, retorno de investimento e modelos de relatórios – Profa. Carla Nieto Vidal
  • Visita Técnica
  • Aula On-line: “Leis de incentivo e editais” – Cristiane Olivieri / “A nova legislação de endowments no Brasil” – Profa. Priscila Pasqualin

 Módulo IX – Economia da Cultura e dos Museus (24h)

  • Economia da cultura e desenvolvimento dos museus – Profa. Dra. Ana Carla Fonseca
  • Economia dos Museus – pesquisas e análise de indicadores – Profa. Eneida Braga
  • Impactos econômicos e revitalização local e urbana – Profa. Dra. Maria Ignez Mantovani Franco
  • Economia Criativa e turismo cultural – Profa. Dra. Clarissa Maria Rosa Gagliardi
  • Visita Técnica a Japan House
  • Aula On-line: “Pesquisas e análises de indicadores como instrumento gerencial” – Prof. Me. João Leiva

Módulo X – Direito na Cultura – Aplicado ao Universo dos Museus (24h)

  • Direitos culturais – Prof. Me. José Guilherme Carneiro Queiroz (QL Advogados)
  • Direito autoral e Direitos patrimoniais – Prof. Dr. Claudio Lins de Vasconcelos (FBDC)
  • Trâmites jurídicos na gestão museal – Docente a confirmar
  • Direito e Censura – Docente a confirmar
  • Visita Técnica
  • Aula On-line: “Direito do trabalho: terceirização e parcerias” – Prof. Me. José Guilherme Carneiro Queiroz (QL Advogados)

Módulo XI – Gestão de Projetos – Da elaboração à prestação de contas (24h)

  • Elaboração e formatação de projetos – Prof. Me. Luiz Fernando Mizukami
  • Apresentação e estratégias de Comunicação – Profa. Carla Nieto Vidal
  • Etapas da gestão e prestação de contas – Luis Eguinoa
  • Etapas de um projeto de exposição – Profa. Patrícia Betti Queiroz
  • Visita Técnica ao Museu Afro Brasil
  • Aula On-line: “O projeto cultural como um contrato criativo para ações culturais” – Prof. Gustavo Wanderlei

 Módulo XII – Gestão da Marca – Marketing e Comunicação (24h)

  • Comunicação e Marketing – Profa. Me. Lucimara Letelier
  • Branding e ampliação de audiência – Prof. Luis Marcelo Mendes
  • Requalificação institucional – Profa. Dra. Solange Lima
  • Criação de produtos e pontos de vendas (casos) – Profa. Maria Edina Portinari e João Cândido Portinari
  • Visita Técnica ao MAM SP
  • Aula On-line: “Branding e posicionamento institucional” – Proa. Me. Lucimara Letelier

 Módulo XIII – Gestão de Públicos – Audiência e Engajamentos (24h)

  • Formação e desenvolvimento de públicos – Profa. Dra. Rosane Carvalho
  • Pesquisas de público e interpretação dos dados – Profa. Dra. Rosane Carvalho
  • Inclusão de públicos e mediação educativa – Profa. Me. Gabriela Aidar e Profa. Milene Chiovatto
  • Acessibilidade universal – Profa. Dra. Viviane Sarraf
  • Visita Técnica a Pinacoteca
  • Aula On-line: “Estratégias de engajamento dos públicos, o caso MAM/SP”– Profa. Daina Leyton

Módulo XIV – Tecnologias de Gestão – Gerência, Informação e Comunicação (24h)

  • Sociedade da informação e gestão do conhecimento – Prof. Dr. Paulo Nassar
  • Tecnologias digitais e gestão – Profa. Dra. Daniela Alfonsini
  • Novas mídias para a comunicação estratégica – Profa. Claudia Porto
  • Tecnologia, mediação e inovação (casos) – Prof. Alessandro Germano
  • Visita Técnica ao Museu do Futebol
  • Aula On-line: “Metodologia de Pesquisa” – Profa. Dra. Adriana Mortara

Módulo XV – Relações Institucionais – Rede de Parcerias e Conexões Internacionais (24h)

  • Participação em redes, sistemas e parcerias – Prof. Thiago Massagardi
  • Construir relacionamentos institucionais e redes internacionais – Profa. Roberta Saraiva Coutinho e Profa. Aurea Vieira
  • Conselhos internacionais, formação e parcerias – Profa. Me. Effie Voukaris
  • Mapeamento e análise de fundos nacionais e internacionais – Profa. Paula Fabiani
  • Visita Técnica
  • Aula On-line: “Museus conectados com as dimensões local e global (casos)” – Profa. Dra. Marlen Mouliou

Seminário de Encerramento

* Os professores estão em vias de confirmação

Admissão

Pré-requisitos

Formação superior completa em curso reconhecido pelo MEC em universidades brasileiras ou internacionais.

Seleção

Análise de currículo e entrevista

Matrícula

Pré-inscrição pelo site

Matrícula através de contato telefônico com a coordenação  – (21) 9.8796-6286

Documentos para matrícula

Envio de currículo vitae.
Original e cópia autenticada do diploma e do histórico do curso de graduação.
Original e cópia do RG, CPF e comprovante de residência.
01 foto 3×4

Investimento

Investimento Total

R$ 19.320,00

Matrícula

R$ 250,00

Parcelamento

R$ 920,00 (1+20)

Observações:

  • Desconto de 10% do investimento integral para pagamento à vista. Outras opções de parcelamento  mediante consulta.
  • Desconto de 5% para os 10 primeiros alunos que se matricularem advindos das parcerias com o: SISEM SP (mail list), museus do IBRAM (funcionários) ou ICOM Brasil (associados).
  • As solicitações de bolsas de estudos parciais poderão ser realizadas a partir do início do período de matrícula, mediante justificativa por e-mail dirigida à coordenação acadêmica. Os pedidos serão analisados pelo conselho da ABGC  e a concessão será deferida de acordo com a cota máxima de bolsas para cada turma.
  • Cada turma das pós-graduações do PECS/UCAM/ABGC possui uma cota de 01 (uma) bolsa integral para agentes multiplicadores que atuam em projetos sociais nas comunidades da cidade de São Paulo e Baixada Paulista. Para mais informações acesse o Edital Social.
Datas e Horários

Início – maio de 2021

Inscrições abertas

Carga Horária

360h

Duração

18 meses

Dias e Horários

Uma vez por mês:

Quinta de 14 às 18h – (4h – Workshop/visita técnica)

Sexta e sábado das 9h às 18h (9h – 13h & 14h – 18h)

Videoaula mensal (4h de aula com especialista convidado)

Formação

6 meses para orientação e redação do TCC

1 mês para seminário final (apresentação TCC e diplomação)

Observações

  • O início das aulas poderá ser postergado em virtude do preenchimento mínimo de vagas em cada turma. Os professores estão confirmados, no entanto, poderá haver substituição em virtude de imprevistos de agenda.
  • As disciplinas não possuem pré-requisito entre si e poderão ter a ordem alterada na agenda de aulas. Algumas disciplinas poderão ser disponibilizadas em plataforma EAD.
  • As vagas disponíveis nas disciplinas da grade curricular do curso, serão ocupadas por alunos dos cursos de extensão acadêmica.
Corpo Docente

Conheça nossos professores

  • Alessandra Almeida
  • Jean Hilgersom
  • João Cândido Portinari
  • Luis Eguinoa
  • Yacy Ara Frone
  • Prof. Alessandro Germano
  • Prof. Alexandre Matos
  • Prof. Antonio Grassi
  • Profa. Cristiane Oliveiri
  • Prof. Dr. Claudio Lins de Vasconcelos
  • Prof. Dr. Cauê Alves
  • Prof. Dr. Gabriel Bevilacqua
  • Prof. Dr. Gerardo Portela
  • Prof. Dr. Marcelo Mattos Araújo
  • Prof. Dr. Mário Chagas
  • Prof. Dr. Paulo Nassar
  • Prof. Franco Reinaudo
  • Prof. Gustavo Wanderlei
  • Prof. Lucas Pêssoa
  • Prof. Luis Marcelo Mendes
  • Prof. Marcelo Dantas
  • Prof. Me. Claudinéli Ramos
  • Prof. Me. João Leiva
  • Prof. Me. José Guilherme Carneiro Queiroz
  • Prof. Me. Kátia de Marco
  • Prof. Me. Lucimara Letelier
  • Prof. Me. Luiz Fernando Mizukami
  • Prof. Me. Newton Branda
  • Prof. Paulo Vicelli
  • Prof. Ricardo Levisky
  • Prof. Ricardo Piquet
  • Prof. Thiago Massagardi
  • Profa. Aurea Vieira
  • Profa. Carla Nieto Vidal
  • Profa. Cláudia Ciarrocchi Ferreiro
  • Profa. Claudia Porto
  • Profa. Daina Leyton
  • Profa. Dra. Adriana Mortara
  • Profa. Dra. Ana Carla Fonseca
  • Profa. Dra. Clarissa Maria Rosa Gagliardi
  • Profa. Dra. Daniela Alfonsini
  • Profa. Dra. Gabriela Aydar
  • Profa. Dra. Manuelina Duarte
  • Profa. Dra. Maria Cristina de Oliveira Bruno
  • Profa. Dra. Maria Ignez Mantovani Franco
  • Profa. Dra. Maria Isabel Branco Ribeiro
  • Profa. Dra. Maria Isabel Landim
  • Profa. Dra. Mariana Várzea
  • Profa. Dra. Marlen Mouliou
  • Profa. Dra. Paula Racanello
  • Profa. Dra. Renata Motta
  • Profa. Dra. Rosane Carvalho
  • Profa. Dra. Solange Lima
  • Profa. Dra. Stela Barbieri
  • Profa. Dra. Valéria Piccoli
  • Profa. Dra. Viviane Sarraf
  • Profa. Effie Voukaris
  • Profa. Eneida Braga
  • Profa. Flávia Legnaioli
  • Profa. Kátia Moreira
  • Profa. Maria Edina Portinari
  • Profa. Mariana Martins
  • Profa. Marília Bonas
  • Profa. Marta Porto
  • Profa. Milene Chiovatto
  • Profa. Patrícia Betti Queiroz
  • Profa. Paula Fabiani
  • Profa. Priscila Pasqualin
  • Profa. Roberta Saraiva Coutinho
  • Profa. Vera Tostes
Coordenação

Profª. Me. Kátia de Marco

Coordenadora Acadêmica

Doutoranda em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia de Lisboa, mestre em Ciência da Arte e graduada em Ciências Sociais, ambas pela Universidade Federal Fluminense. É curadora independente e membro da Associação Brasileira dos Críticos de Arte – ABCA e foi Subsecretária de Cultura de Niterói, além de professora do Departamento de Artes da Universidade Federal Fluminense.

Fundou e preside a Associação Brasileira de Gestão Cultural – ABGC e é coordenadora acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais e Sociais – PECS, da Universidade Candido Mendes, onde também co-coordena os MBA em Gestão e Produção Cultural, em Sustentabilidade e Gestão Socioambiental e em Gestão em Museus. É gestora do projeto Dialogue Café Rio, ONU/ UNAOC/UCAM e também é Diretora do Museu Antonio Parreiras FUNARJ/SECEC RJ.

Curriculum Lattes:

http://lattes.cnpq.br/0112699814996353

Profª. Drª. Maria Ignez Mantovani Franco

Coordenadora de Conteúdo

Doutora em Museologia pela Universidade Lusófona de Lisboa, é Diretora da EXPOMUS, empresa de assessoria museológica que realiza exposições nacionais e internacionais de arte e cultura; desenvolve projetos de planejamento, criação e requalificação de museus e atua na área de gestão de coleções institucionais, corporativas e privadas.

Foi Presidente do ICOM Brasil entre 2012 e 2018, e desde então atua como membro do Conselho do Patrimônio Museológico do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM/MINC. Vice-Presidente e Representante para América Latina do Comitê Internacional de Museus de Cidade do ICOM – CAMOC, entre 2010 e 2016. Integra o SAREC, um dos Comitês Estratégicos do ICOM Internacional.

Recebeu o Prêmio Destaque Cultural, do Governo do Estado de São Paulo, pela criação do Sistema de Museus do Estado de São Paulo, em 1995, e foi agraciada pelo Ministério da Cultura com a Ordem do Mérito Cultural, concedida pelo Governo Brasileiro, em 2017.

Curriculum Lattes:
http://lattes.cnpq.br/1815598892563327

Local

Realização:

  • Universidade Candido Mendes
  • Associação Brasileira de Gestão Cultural
  • Expomus

Local das aulas:

  • Museu da Língua Portuguesa

Pré-Inscrição

    Dados pessoais

    Dados Profissionais

    Formação Acadêmica

    GraduaçãoPós-GraduaçãoMestradoDoutorado

    GraduaçãoPós-GraduaçãoMestradoDoutorado

    GraduaçãoPós-GraduaçãoMestradoDoutorado

    GraduaçãoPós-GraduaçãoMestradoDoutorado

    Secretaria online

    Sejam bem-vindos!

    A secretaria online é um canal de comunicação entre alunos, professores, associados e interessados em fazer requerimentos de demandas, serviços e informações de nossas atividades.

      Resumo para impressão

      Visualizar                                Imprimir

      ABGC

      CNPJ : 07.629.312/0001-08
      ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE GESTÃO CULTURAL

      Rua da Assembléia, 10 – 7° Andar, sala 709
      Estamos atendendo via WhatsApp: (24) 9.9312-2459
      contato@abgc.org.br

      • facebook
      • instagram
      • youtube
      • whatsapp

      Contato

        Atualidades

        • Aula Aberta online de abertura do curso MBA em Gestão e Produção Cultural.abril 14, 2021 - 17:04
        • Oscar 2021 coloca streaming na frente do cinemaabril 12, 2021 - 18:49
        • LANÇAMENTO MHN | O Museu Histórico Nacional disponibiliza o terceiro volume da série de livros digitais “Educação museal: conceitos, história e políticas”abril 12, 2021 - 18:47
        • Com espetáculos parados, artistas precisam vender estrutura dos circos para se sustentarabril 12, 2021 - 18:45

        Ver todas as atualidades

        © Copyright - ABGC - Hospedagem WordPress por Xdevs.
        • Facebook
        • Instagram
        • Youtube
        Scroll to top