A pós-graduação MBA em Gestão de Museus é um curso de especialização em Museologia com enfoque curricular em gestão e comunicação de museus, que tem como propósito preencher crescente lacuna desse campo profissional no mercado de trabalho, carente de capacitação executiva voltada para o gerenciamento, planejamento e sustentabilidade econômica dos museus.
A prerrogativa será formar profissionais para atuar de forma reflexiva e empreendedora no universo dos museus no Brasil, qualificando-os para exercer funções múltiplas na administração pública e privada, capacitando-os ainda para o aprimoramento e atualização junto aos universos técnicos e de conteúdos da museologia contemporânea, com ênfase na dinamização das instituições museológicas.
Justificativa:
Há uma década o Brasil vivencia um período promissor na área de museus com a ativação das políticas públicas, renovação das leis e de órgãos normativos, além da diversificação de mecanismos de financiamento/investimentos, o que vem incentivar todo um processo de institucionalização, de requalificação e mesmo de criação de museus, proporcionando um real crescimento quantitativo e qualitativo no setor.
Na atualidade, o país conta com mais de 3 mil instituições museológicas, segundo o Cadastro Nacional de Museus do IBRAM, distribuídas no seu território, reforçando a demanda crescente de especialização e de profissionalização dos quadros de trabalho que mesclam o campo da Museologia com interações multidisciplinares de áreas como a Gestão Cultural, o Direito na Cultura e a Economia Criativa.
Num mundo globalizado, onde programas públicos de desenvolvimento socioeconômico dos países, em grande parte, encontram-se atrelados ao potencial transformador que a Educação e a Cultura promovem junto aos índices de qualidade de vida e de bem-estar das populações, em face ao acesso à tecnologia e ao mercado de entretenimento que cresce e diversifica-se entre tantos meios, os museus tornam-se espaços privilegiados de conhecimento, de comunicação e de mercado, ampliando sua missão para além da preservação das artes, da história e do patrimônio.
Os profissionais que atuam em museus devem estar capacitados não apenas para suas atividades de base, científicas e técnicas, como também para os novos desafios e patamares que requerem os museus nos dias de hoje em comunicar e reposicionar suas marcas e programações, desenvolver novas audiências e reforçar sua atuação social, além de promover o desenvolvimento das diversas cadeias produtivas setoriais vinculadas.
Objetivos:
- Formar e reciclar profissionais atuantes no campo de museus;
- Profissionalizar novas gerações de museólogos, gestores, empreendedores e produtores culturais para atuarem nos museus;
- Promover a sistematização acadêmica do conhecimento empírico no campo da Museologia e da cultura contemporâneas;
- Ampliar e diversificar as audiências dos museus;
- Estimular a reflexão analítica de estudos de caso nacionais e internacionais de atuações museais;
- Preparar o gestor de museus para elaborar e desenvolver as etapas necessárias ao domínio de projetos e negócios culturais.
Coordenação Acadêmica
Coordenação de Conteúdo
Módulo I – Conceitos e Funções do Museu na Contemporaneidade (76h)
- Panorama da História dos Museus (8h) – Prof. Me. Cícero de Almeida
- Museologia e Patrimônio (12h) – Profª. Celia Corsino e Profa. Dra. Lucieni de Menezes Simão
- Políticas Públicas para os Museus (8h) – Profª. Me. Vera Mangas
- A institucionalização dos Museus (8h) – Profª. Dra. Maria de Lourdes Horta
- Museus e Desenvolvimento Social (8h) – Profª. Me. Kátia de Marco
- Desenvolvimento de Públicos (12h) – Profª. Dra. Rosane Carvalho
- Workshop no MAR – O papel do MAR no fortalecimento cultural do Rio de Janeiro
Módulo II – Gestão de Museus e Plano Museológico (64h)
- Plano Museológico (16h) –Profª. Celia Corsino
- Gestão Pública (12h) – Profª. Me. Rafaela Zanete
- Gestão Através de Associação de Amigos (12h) – Profª. Dra. Rosane Carvalho
- Gestão através de Org. Sociais (8h) – Prof. Carlos Gradim e Profª Ana Carolina Lara
- Gestão de Pessoas (8h) – Profª. Martha Mangueira
- Gestão Financeira (8h) – Profª. Francis Mizsputen
- Workshop no MAR – Planejamento e Gestão
Módulo III – Gestão de Acervos e Segurança em Museus (60h)
- Gestão de Acervos (8h) – Profª. Me. Daniela Matera
- Reservas Técnicas e Circulação de Obras (8h) – Profª. Jurema Seckler
- Segurança, Conservação e Preservação (8h) – Profª. Dra. Cláudia Carvalho
- Documentação e Informação em Museus (8h) – Profª. Dra. Diana Farjalla Correia Lima
- Sistema de Informação de Acervos (8h) – Profª. Me. Laura Abreu
- Trâmites Jurídicos na Gestão de Museus (12h) – Prof. Me. Mário Pragmácio
- Workshop no MAR – Museologia, Acervos e Reserva Técnica
Módulo IV – Exposição, Mediações e Programação (60h)
- Produção do conhecimento em Museus (8h) – Profª. Dra Aline Montenegro Magalhães
- Semiótica e a Linguagem das Exposições (8h) – Profª. Dra. Maria de Lourdes Horta
- Curadoria de Exposições (8h) – Profª. Me. Daniela Matera
- Museografia de Exposições: concepção e execução (12h) – Profª. Me. Elisa Ennes
- Mediação em Museus (8h) – Profª. Janaína Melo
- Programação e Produção Cultural (8h) – Profª. Liliana Magalhães
- Workshop no MAR – Curadoria e Exposições
Módulo V – Financiamento e Sustentabilidade (56h)
- Formatação e Gestão de Projetos Culturais (12h) – Prof. Silvia Finguerut e Prof. Me. Lucas Van de Beuque
- Economia Criativa e da Cultura (8h) – Prof. Marcos André Carvalho
- Modelos de Sustentabilidade e Mecanismos de Financiamento (8h) – Profa. Me. Mariana Várzea
- Legislação de Incentivo (12h) – Profa. Ana Ferguson e Profª Izabel Tinoco
- Estratégias de Captação de Recursos e de Parcerias (8h) – Profa. Renata Salles
- Workshop no MAR – Financiamento e Sustentabilidade
Módulo VI – Comunicação, Marketing e Turismo (60h)
- Comunicação em Museus (12h) – Profª. Dra. Rosane Carvalho
- Marketing, Branding e Posicionamento institucional (12h) – Prof. Me. Lucimara Letelier
- Comunicação Digital (8h) – Profa Claudia Porto
- Museus e Turismo (8h) – Profa. Me. Maíra Freire
- Inovação em Museus (8h) – Prof. Luis Marcelo Mendes
- Metodologia de Pesquisa (4h) – Profa. Me. Érica Resende
- Workshop no MAR – Comunicação e Desenvolvimento de Público
Pré-requisitos
Formação superior completa em curso reconhecido pelo MEC em universidades brasileiras ou internacionais.
Seleção
Análise de currículo e Entrevista
Matrícula
Etapas:
- Pré-inscrição pelo site
- Inscrição e Matrícula presencial na Coordenação
Rua da Assembléia, 10 – sala 106 – Centro – Rio de Janeiro.
De segunda à sexta de 12h às 18h.
Documentos para matrícula
Original e cópia autenticada do diploma e do histórico do curso de graduação.
Original e cópia do RG, CPF e comprovante de residência.
Duas fotos 3×4
Investimento Total
R$ 19.080,00
Inscrição
R$ 95,00
Parcelamento
R$ 795,00 (1+23)
Observações:
- Desconto de 15% do investimento integral para pagamento à vista. Outras opções de parcelamento mediante consulta.
- As solicitações de bolsas de estudos parciais poderão ser realizadas a partir do início do período de matrícula, mediante justificativa por e-mail dirigida à coordenação acadêmica. Os pedidos serão analisados pelo conselho da ABGC e a concessão será deferida de acordo com a cota máxima de bolsas para cada turma.
- Cada turma das pós graduações do PECS/UCAM/ABGC possui uma cota de 02 (duas) bolsas integrais para agentes multiplicadores que atuam em projetos comunitários nas comunidades do rio de janeiro e baixada fluminense. Para solicitação enviar currículo com comprovação para pecs@candidomendes.com.br.
Turma III | 2018/2020
Inscrições abertas
Carga Horária
360h
Duração
24 meses
Dias
Sábados quinzenais
Horário
Integral
09h às 13h
14h às 18h
Observações
- O início das aulas poderá ser postergado em virtude do preenchimento mínimo de vagas em cada turma. Os professores estão confirmados, no entanto, poderá haver substituição em virtude de imprevistos de agenda.
- As disciplinas não possuem pré-requisito entre si e poderão ter a ordem alterada na agenda de aulas. Algumas disciplinas poderão ser disponibilizadas em plataforma EAD.
Conheça nossos professores».
Profª. Dra. Rosane Maria Rocha de Carvalho
Prof. Me. Érica Resende
Prof. Me. Cícero Antônio de Almeida
Prof. Dra. Celia Corsino
Profa. Me. Vera Mangas
Profa. Dra. Maria de Lourdes Parreiras Horta
Prof. Me. Kátia de Marco
Prof. Luis Marcelo Mendes
Prof. Marcos André Carvalho
Profª. Martha Mangueira
Prof. Carlos Gradim
Profª Me. Ana Carolina Lara
Prof. Me. Mário Pragmácio
Profa. Me. Daniela Matera
Prof. Jurema Seckler
Profa. Dra. Cláudia S. Rodrigues Carvalho
Profa. Dra. Diana Farjalla Correia Lima
Profa. Me. Laura Abreu
Prof. Dra. Aline Montenegro Magalhães
Profa. Me. Elisa Guimarães Ennes
Profa. Janaína Melo
Profa. Liliana Magalhães
Prof. Silvia Finguerut
Profa. Me. Mariana Várzea
Profa. Ana Ferguson
Prof. Me. Lucimara Letelier
Prof. Claudia Porto
Profa. Me. Maíra Freire
Profa. Me. Francis Miszputen
Profa. Me. Rafaela Zanete
Profa. Me. Kátia de Marco
Doutoranda em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia, Mestre em Ciência da Arte e graduada em Ciências Sociais, ambas pela Universidade Federal Fluminense. É curadora independente e membro da Associação Brasileira dos Críticos de Arte – ABCA e foi Subsecretária de Cultura de Niterói, além de professora do Departamento de Artes da Universidade Federal Fluminense.
Fundou e preside a Associação Brasileira de Gestão Cultural – ABGC e é coordenadora acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais e Sociais – PECS, da Universidade Candido Mendes, onde também co-coordena os MBAs em Gestão Cultural, em Responsabilidade Social e Sustentabilidade, em Produção Cultural e Entretenimento e em Gestão em Museus. É gestora do projeto Dialogue Café Rio, ONU/ UNAOC/UCAM e também é Diretora do Museu Antonio Parreiras SMU/SEC/RJ.
Profa. Dra. Rosane Carvalho
É museóloga e relações públicas com 30 anos de experiência na área de comunicação de museus, tendo trabalhado na Fundação Nacional Pró-Memória, no Museu da República e no Museu Histórico Nacional. É professora concursada de Comunicação Social-Relações Públicas na UERJ.
Mestre e Doutora em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ e Pós Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da UNIRIO/MAST, tem expertise em pesquisas e desenvolvimento de público, comunicação e planos estratégicos em museus.
Como bolsista da Comissão Fulbright e da CAPES fez especialização em Comunicação e Marketing em importantes museus nos Estados Unidos, como Smithsonian Institution, MoMA, Fine Arts Museums of San Francisco, National Museum of the American Indian, aos quais retornou por diversas vezes nos últimos anos para entrevistas e atualização de sua pesquisa.
De 2011 a 2014 foi consultora da Fundação Roberto Marinho onde coordenou o Plano Museológico para construção e implantação do Novo Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, e em 2013 realizou o Plano Museológico do Paço do Frevo em Recife. De 2013 a 2015 foi presidente da Associação dos Amigos do Museu Antonio Parreiras
ABGC
CNPJ : 07.629.312/0001-08
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE GESTÃO CULTURAL
Rua da Assembléia, 10 – 1° Andar, sala 106
(21) 3543-6489 | contato@abgc.org.br
Contato
Atualidades
Berlim inicia obra de controverso museu de arte do século 20dezembro 3, 2019 - 18:03
Museu do Holocausto reabre em Buenos Aires após dois anosdezembro 3, 2019 - 17:54
Exposição discute a inclusão da mulher na artedezembro 3, 2019 - 17:42
Museu de Arte de São Paulo lança o aplicativo MASP Áudiosdezembro 3, 2019 - 17:02