• Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • PORTAL DO ALUNO
  • ASSOCIE-SE
  • SECRETARIA ONLINE
(21) 3543-6489 │ (24) 9.9312-2459 (WhatsApp)
ABGC
  • ABGC
    • O que fazemos
    • Quem somos
    • Sobre nós
    • Nossos posicionamentos
    • Nossos parceiros
  • Intersaberes
  • Cursos
    • MBA em Gestão e Produção Cultural
    • MBA em Gestão de Museus RJ
    • MBA em Sustentabilidade e Gestão Socioambiental
    • MBA em Gestão de Museus SP
    • Cursos de extensão
  • Pesquisa
    • Linhas de pesquisa
    • Cadastro de trabalhos de conclusão
    • Mapeamento nacional
    • Palestras
    • Publicações
  • Espaço EAD
  • Pesquisa
  • Menu
Apresentação

A Universidade Candido Mendes em convênio com a Associação Brasileira de Gestão Cultural, desde 2002, consolida-se como referência pioneira no cenário cultural brasileiro, lançando o primeiro MBA em Gestão Cultural do país.

Já na XIV turma, reafirma seu compromisso com a contemporaneidade ao ampliar a capacitação do campo da Gestão Cultural para o universo correlato da Produção Cultural.

O curso forma profissionais para atuar nos múltiplos segmentos da cultura, desde a modelagem e gestão de projetos e grandes eventos à gestão de instituições públicas, privadas e coletivos colaborativos, sempre com foco na interação sustentável entre cultura, mercado e desenvolvimento socioeconômico.

Para tanto, o aluno contará com um corpo docente referencial que alia o conhecimento acadêmico à vasta experiência executiva e de produção, mediante residência profissional na sede de instituição parceira com destacada atuação na atividade fim do curso. Deste modo, o aluno terá uma formação conectada com os desafios cotidianos do mercado cultural, em interação com a expertise de suas equipes, com ênfase no desenvolvimento de habilidades voltadas à gestão qualitativa no campo da cultura.

JUSTIFICATIVA

O mundo contemporâneo fez emergir uma economia que se sustenta, de maneira crescente, através de ativos imateriais, assumindo posição de destaque no conjunto das economias das nações: a economia da cultura.

Mesmo num cenário de crise e transformação mundial, essa economia vem demonstrando vitalidade e resiliência, transformando-se num campo promissor para aqueles que querem trabalhar num ambiente em que inovação, inteligência tecnológica, conectividade e criatividade, são as moedas de troca mais valorizadas e exigidas.

Nesse contexto, surge a necessidade de o profissional gestor de instituições, projetos e políticas na cultura, inovar na capacidade de planejar, executar, avaliar e garantir a sustentabilidade de suas ações, diante de uma atualidade mundial permeada por sistêmica crise econômica e de mutação de valores.

Diante da complexidade e da transversalidade das múltiplas habilidades e competências requeridas no campo da gestão e da produção cultural, o curso se propõe, ainda, a auxiliar os alunos a ampliar o seu autoconhecimento e a construir um plano de carreira que o permita desenvolver suas potencialidades junto ao mercado de trabalho.

OBJETIVOS

  • Formar e reciclar profissionais atuantes nos segmentos culturais.
  • Profissionalizar novas gerações de gestores, empreendedores, administradores e produtores culturais.
  • Proporcionar uma visão integrada das áreas de administração, economia, direito, comunicação, marketing, artes e cultura.
  • Preparar o profissional para elaborar e desenvolver as etapas necessárias ao domínio do negócio cultural.
  • Capacitar a produção e a gestão cultural para o planejamento e a administração de bens e serviços artístico-culturais nos âmbitos público, privado e no terceiro setor;
  • Sensibilizar produtores e gestores culturais para a importância das políticas públicas de cultura com vistas à democratização dos bens e serviços culturais, do patrimônio histórico e do turismo.
  • Promover a sistematização acadêmica do conhecimento empírico no campo da cultura.
  • Estimular a reflexão analítica do cenário cultural nacional e internacional.

Coordenação:

Profª. Doutoranda Kátia de Marco

Profª. Mestre Yole Mendonça 

Matriz Curricular

MBA EM GESTÃO E PRODUÇÃO CULTURAL – 360h

5 módulos

Aulas presenciais, videoaulas, workshops e visitas técnicas.

 

MÓDULO I – DIMENSÃO ESTRATÉGICA DA CULTURA E EMPREENDEDORISMO

  • Cultura e desenvolvimento – Profª. Me. Kátia de Marco
  • Dimensão econômica da cultura – Profª. Drª. Ana Carla Fonseca
  • Políticas públicas para a cultura – Profª. Drª. Lia Calabre
  • Responsabilidade social e sustentabilidade – Profº. Dr. Márcio Schiavo
  • Patrimônio histórico e turismo cultural – Profº. Dr. Mário Pragmácio
  • Empreendedorismo e inovação – Profª. Me. Liliana Magalhães

Workshop: O papel social da cultura no mundo pós-pandemia
Visita Técnica: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

MÓDULO II – ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES E COLETIVOS CULTURAIS

  • Planejamento e administração estratégica – Profª. Me. Yole Mendonça
  • Gestão de pessoas e de competências – Profª. Martha Mangueira
  • Gestão financeira institucional – Profª. Me. Francis Mizputen
  • Gestão pública na cultura – Profª. Me. Rafaela Zanetti
  • Direitos culturais e aspectos jurídicos – Profª. Cláudio Lins de Vasconcelos
  • Captação de recursos e sustentabilidade – Profª. Renata Salles

Workshop: Gestão de crise e liderança no cenário atual
Visitas técnicas: Centro Cultural do Banco do Brasil – CCBB Rio e Museu do Amanhã

MÓDULO III – COMUNICAÇÃO e FORMAÇÃO DE PÚBLICOS

  • Branding, marketing e posicionamento institucional – Profª. Me. Lucimara Letelier
  • Comunicação e inovação – Profº. Luis Marcelo Mendes
  • Análise de Indicadores culturais – Profº. Me. J. Leiva
  • Desenvolvimento de públicos e engajamento – Profª. Me. Yole Mendonça
  • Plataformas de comunicação e consumo na era digital – Profª. Drª. Julia Zardo

Workshop: Acolhimento, palavra-chave no relacionamento com o público
Visita Técnica: Museu de Arte do Rio – MAR e Museu da República

MÓDULO IV – CICLO DO PROJETO CULTURAL

  • Curadoria e modelagem de projetos – Profª. Drª. Mariana Várzea
  • Gestão de projetos – Profº. Pablo Castellar
  • Estratégias de comunicação e de mídias sociais – Profª. Claudia Montenegro
  • Captação de recursos e parcerias – Profº. Matheus Simões
  • Legislação de incentivos e editais – Profª. Ana Ferguson /Isabel Tinoco
  • Prestação de contas e contrapartidas – Profª. Me. Sandra Pedroso

Workshop: Fatores críticos para o sucesso de um projeto cultural
Visita Técnica: Coletivo Sebastiana

MÓDULO V – PRODUÇÃO CULTURAL E ENTRETENIMENTO

  • Produção na indústria do entretenimento – Profº. Dr. Fábio Kryctyne
  • Produção em audiovisual – Profª. Angelisa Stein
  • Produção em artes visuais – Profª. Denise Mattar
  • Produção em artes cênicas – Profª. Drª. Ana Lúcia Pardo
  • Produção musical – Profª. Daniela Mazola
  • Produção em carnaval – Profº. Drº. Milton Cunha
  • Produção de feiras – Profª. Cristiane Mazeda

Workshop: Festivais: desafios para uma programação mobilizadora e inclusiva
Visitas Técnicas: Oi Futuro e Escola do Samba

Admissão

Admissão

Pré-requisitos: Formação superior completa em curso reconhecido pelo MEC em universidades brasileiras ou internacionais.

Seleção

Análise de currículo.

Matrícula

  • Pré-inscrição pelo site | Inscrição e matrícula na coordenação do PECS/ABGC/UCAM

Documentos para matrícula:

  • Curriculum vitae.
  • Original e cópia autenticada do diploma e do histórico do curso de graduação.
  • Original e cópia do RG, CPF e do comprovante de residência.
  • Duas fotos 3×4
Investimento

Investimento Total

Turma promocional com desconto de 20% no valor total do curso para alunos que se matricularem até o dia 30/12/2020

R$ 20.880,00 – R$ 16.704,00 (Valor com desconto )

Matrícula

R$ 250,00

Parcelamento

Valor sem desconto – R$ 870,00 (1+23)

Valor com desconto – R$ 696,00 (1+23)

Observações:

  • As turmas das pós-graduações do PECS/UCAM/ABGC oferecem cotas de 02 (duas) bolsas integrais para agentes multiplicadores que atuam em projetos sociais nas comunidades do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense. Para mais informações acesse o Edital Social.
Datas e Horários

Nova turma  | março de 2021

Inscrições abertas

Carga Horária

360 h

Duração

18 meses

Dias

Sábados quinzenais (durante o período de pandemia as aulas acontecerão em EAD)

Horário

Integral

9h às 13h
14h às 18h

Observações
  • O início das aulas poderá ser postergado em virtude do preenchimento mínimo de vagas em cada turma. Os professores estão confirmados, no entanto, poderá haver substituição em virtude de possíveis indisponibilidades de agenda.
  • As disciplinas não possuem pré-requisito entre si e poderão ter a ordem alterada na agenda de aulas. Algumas disciplinas serão ofertadas em plataforma EAD.

Contato

Universidade Candido Mendes | Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa I Associação Brasileira de Gestão Cultural
Programa de Estudos Culturais e Sociais – PECS
Rua da Assembleia, 10 – sala 709. Centro – CEP 20011-901 – RJ

E-mail: pecs@candidomendes.edu.br
Secretaria online: www.abgc.org.br
Telefone: (21) 3543-6489 / WhatsApp: (21) 98796-6286
Facebook: www.facebook.com/abgcoficial
Instagram: @abgc.rio

Edital social

Visualizar                                Imprimir

Corpo Docente

Conheça nossos professores».

Profª. Me. Kátia de Marco
Profª. Drª. Ana Carla Fonseca
Profª. Drª. Lia Calabre
Profº. Dr. Márcio Schiavo
Profº. Dr. Mário Pragmácio
Profª. Me. Liliana Magalhães
Profª. Me. Yole Mendonça
 Profª. Martha Mangueira
Profª. Me. Francis Mizputen
Profª. Me. Rafaela Zanetti
Profª. Cláudio Lins de Vasconcelos
Profª. Renata Salles
Profª. Me. Lucimara Letelier
Profº. Luis Marcelo Mendes
Profº. Me. J. Leiva
Profª. Me. Yole Mendonça
Profª. Drª. Julia Zardo
Profª. Drª. Mariana Várzea
Profº. Pablo Castellar
Profª. Claudia Montenegro
Profº. Matheus Simões
Profª. Ana Ferguson
Isabel Tinoco
Profª. Me. Sandra Pedroso
Profº. Dr. Fábio Kryctyne
Profª. Angelisa Stein
Profª. Denise Mattar
Profª. Drª. Ana Lúcia Pardo
Profª. Daniela Mazola
Profº. Drº. Milton Cunha
Profª. Cristiane Mazeda

Coordenação

Profª. Me. Kátia de Marco
Coordenadora Acadêmica

Doutoranda em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia de Lisboa, mestre em Ciência da Arte e graduada em Ciências Sociais, ambas pela Universidade Federal Fluminense. É curadora independente e membro da Associação Brasileira dos Críticos de Arte – ABCA e foi Subsecretária de Cultura de Niterói, além de professora do Departamento de Artes da Universidade Federal Fluminense.

Fundou e preside a Associação Brasileira de Gestão Cultural – ABGC e é coordenadora acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais e Sociais – PECS, da Universidade Candido Mendes, onde também co-coordena os MBA em Gestão e Produção Cultural, em Sustentabilidade e Gestão Socioambiental e em Gestão em Museus. É gestora do projeto Dialogue Café Rio, ONU/ UNAOC/UCAM e também é Diretora do Museu Antonio Parreiras FUNARJ/SECEC RJ.

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/0112699814996353

Profª. Me. Yole Mendonça
Coordenadora de Conteúdo

Mestre em Bens Culturais e Proj. Sociais pelo Cpdoc/FGV. Jornalista pela UFRJ, possui MBA em Marketing pela Coppead-UFRJ e MBA Executivo pela FGV. É Coordenadora  de Conteúdo e Professora do MBA em Gestão Cultural da Universidade Cândido Mendes-RJ. Trabalhou no Banco do Brasil, onde foi Executiva na Diretoria de Marketing. Inaugurou o CCBB São Paulo e dirigiu o CCBB Rio. Foi Secretária Executiva da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, segundo cargo na hierarquia do Ministério, e Secretária de Comunicação Integrada, respondendo pela comunicação, patrocínios e eventos presidenciais e pela coordenação com os Ministérios (2008/2012).

Curriculum Lattes:http://lattes.cnpq.br/5512096899136925

Local

Realização:

  • Universidade Candido Mendes
  • Associação Brasileira de Gestão Cultural

Local das aulas:

  • MAM – Museu de Arte Moderna do Rio (até a vacinação contra o Covid-19 as aulas serão em EAD)
Pré-Inscrição

    Dados pessoais

    Dados Profissionais

    Formação Acadêmica

    GraduaçãoPós-GraduaçãoMestradoDoutorado

    GraduaçãoPós-GraduaçãoMestradoDoutorado

    GraduaçãoPós-GraduaçãoMestradoDoutorado

    GraduaçãoPós-GraduaçãoMestradoDoutorado

    Secretaria online

    Sejam bem-vindos!

    A secretaria online é um canal de comunicação entre alunos, professores, associados e interessados em fazer requerimentos de demandas, serviços e informações de nossas atividades.

      Resumo para impressão

      Visualizar                                Imprimir

      ABGC

      CNPJ : 07.629.312/0001-08
      ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE GESTÃO CULTURAL

      Rua da Assembléia, 10 – 7° Andar, sala 709
      Estamos atendendo via WhatsApp: (24) 9.9312-2459
      contato@abgc.org.br

      • facebook
      • instagram
      • youtube
      • whatsapp

      Contato

        Atualidades

        • Parceria com MAM-SP busca ampliar agenda de estudos e pesquisasjaneiro 18, 2021 - 18:04
        • Candidato a Patrimônio Mundial da Unesco, Sítio Roberto Burle Marx reabre com cara novajaneiro 18, 2021 - 17:07
        • ENCONTROS INSPIRADOSjaneiro 18, 2021 - 16:42
        • ABREMC participa da III Semana de Estudos de Museologia da Universidade Federal de Ouro Pretojaneiro 18, 2021 - 16:21

        Ver todas as atualidades

        © Copyright - ABGC - Hospedagem WordPress por Xdevs.
        • Facebook
        • Instagram
        • Youtube
        Scroll to top