MinC promove seminário sobre Núcleos de Produção Digital

[vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ width=”1/1″ tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default”][vc_column_text]

19.10.17

O Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria do Audiovisual (SAv), promove, em parceria com o Instituto Federal de Goiás, o I Seminário Cinema: Formação em Rede, que reunirá representantes de todos os Núcleos de Produção Digital (NPDs) do País.

Durante o evento, que será realizado de 17 a 19 de novembro deste ano, em Goiânia, o instituto apresentará uma mostra de curtas-metragens. Os interessados em participar da mostra podem se inscrever neste linkConfira o edital.

Os Núcleos de Produção Digital compõem o Programa Olhar Brasil, reativado neste ano pelo MinC. O projeto consiste em entregar kits com equipamentos de produção audiovisual nas diversas regiões do País. É uma política pública de formação, produção, difusão e regionalização do audiovisual.

Com a retomada do programa, o Ministério da Cultura estabelece um novo pacto com o setor audiovisual, incentivando o empoderamento local, a descentralização, a democratização e governança compartilhada da política pública. Além do tradicional mercado de filmes de longa-metragem e de curta-metragem, os criadores do audiovisual passaram também a pensar em produções organizadas para novas plataformas, como internet e celulares, entre outros.

Cada NPD recebe equipamentos de produção e edição audiovisual digital. O Núcleo deve funcionar como um centro de qualificação e de produção não comercial, fortalecendo a cadeia produtiva local. O NPD deve ser um multiplicador de conhecimento, promovendo cursos, oficinas e palestras de aperfeiçoamento técnico para a comunidade.

Até o momento, o MinC firmou parceria para a entrega de NPDs em 10 unidades da Federação: Rio de Janeiro (com duas unidades), Sergipe, Paraná (também com duas unidades), Alagoas, Paraíba, Pará, Rio Grande do Sul, Amapá, Distrito Federal e Maranhão.

A Secretaria do Audiovisual está desenvolvendo um novo portal para formação de uma rede dos NPDs. A expectativa é que, com o portal, os NPDs passem a compartilhar experiências e conteúdos entre si. Além disso, será uma ferramenta de acompanhamento e aproximação entre a Secretaria do Audiovisual e os Núcleos. Durante o Seminário, haverá uma apresentação dessas ferramentas.

Assessoria de Comunicação

Ministério da Cultura

Fonte

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *