Os centros culturais da Barra e do Recreio

Os centros culturais da Barra e do Recreio

Começa no Rio de Janeiro a 23ª edição do Anima Mundi – Festival Internacional de Animação do Brasil. O festival exibirá 450 filmes de 40 países (Tomaz Silva/Agência Brasil)A Barra da Tijuca, tida como o bairro mais ‘glamouroso’ da Zona Oeste do Rio de Janeiro, certamente é muito conhecida por sua praia. Além disso, o BarraShopping também é um empreendimento marcante na região.

Mas, você sabia que também há outros tipos de opções de lazer na Barra? Se tratando de artes cênicas, por exemplo, há 4 opções de teatros na região. E 3 deles ficam na Avenida das Américas, a mais tradicional do bairro.

Outro conhecido palco da Barra da Tijuca é o Teatro dos Grandes Atores, localizado no Shopping Barra Square. Formado por duas salas, a Azul e a Vermelha, cada uma tem 336 lugares.

A sala Azul teve como 1º espetáculo ”Apareceu a Margarida”, estrelado pela saudosa Marília Pêra. Já a sala Vermelha iniciou sua programação com ”A Era do Rádio”, dirigida e encenada por Sérgio Britto.

ncerrando as opções na Avenida das Américas, há o Centro Cultural Suassuna (CCS). Em seu complexo, são realizados eventos culturais e empresariais, tais como: teatro adulto e infantil, espetáculos de dança, shows, exposições, filmes, congressos, palestras, além de um calendário constante de cursos, wokshops e oficinas.

O CCS tem como proposta trazer para adultos e crianças as novidades culturais, o que é aplaudido pela crítica e o que é sucesso entre o público do Rio de Janeiro e do Brasil. O complexo abriga 2 teatros com capacidade para 280 pessoas cada um e galeria de arte.

 

Já na Avenida Ayrton Senna, a opção é o Teatro Antônio Fagundes, localizado dentro do Colégio CEC (Centro de Educação e Cultura). Sua estrutura é moderna e confortável, inclusive contendo equipamento de tradução simultânea, feito para receber grupos de teatro internacionais.

Outra opção cultural na Barra, muito conhecida, é a Cidade das Artes. O prédio escultural, erguido a 10 metros do chão ao lado do Terminal Alvorada, abriga um dos mais importantes e completos espaços para a representação das artes. Lá, música, teatro, dança, artes plásticas e outras manifestações artísticas brasileiras e de todos os povos têm acolhida de excelência que transformou o lugar em um grande centro de valorização da cultura, com solo fértil para a formação de plateia.

Vista aérea da cCidade das Artes na Barra da Tijuca, localizada na cidade do Rio de Janeiro

 

Recreio também tem um centro cultural importante

Museu Casa do Pontal, situado no Recreio dos Bandeirantes, bairro vizinho à Barra, é considerado o maior e mais significativo museu de arte popular do país. Seu acervo, resultado de 40 anos de pesquisas e viagens por todo país do designer francês Jacques Van de Beuque, é composto por cerca de 8.500 peças de 300 artistas brasileiros, produzidas a partir do século XX.

A exposição permanente do Museu reúne, em 1.500m² de galerias, obras representativas das variadas culturas rurais e urbanas do Brasil. Mostradas tematicamente, abrangem as atividades cotidianas, festivas, imaginárias e religiosas.

 

Fonte:

https://diariodorio.com

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *