A Universidade Candido Mendes, afinada com as novas demandas da formação acadêmica e aliada às atuais requisições do mercado de trabalho, confirmou a sua atuação inovadora, consolidada em mais de 100 anos de tradição, com a realização do primeiro MBA em Gestão Cultural do país, em convênio com a Associação Brasileira de Gestão Cultural.

Há 15 anos este curso vem consolidando-se como referência do ensino e pesquisa nas áreas de Gestão e Produção da Cultura, fundamentado pela atualidade de seu currículo e pela dupla experiência, acadêmica e executiva, do seu corpo docente formado por profissionais de destaque em suas atuações na cultura nacional.

O curso qualifica profissionais para atuar no campo gerencial das estruturas institucionais e implementar políticas e projetos culturais, com foco na interação sustentável entre cultura, mercado e desenvolvimento socioeconômico.

Objetivos
  • Formar e reciclar profissionais atuantes nos segmentos culturais.
  • Profissionalizar novas gerações de gestores, empreendedores, administradores e produtores culturais.
  • Proporcionar uma visão integrada das áreas de administração, economia, direito, comunicação, marketing, artes e cultura.
  • Promover a sistematização acadêmica do conhecimento empírico no campo da cultura.
  • Estimular a reflexão analítica do cenário cultural nacional e internacional.
  • Preparar o profissional para elaborar e desenvolver as etapas necessárias ao domínio do negócio cultural.

Coordenação de Conteúdo e Acadêmica

Profa. Me. Katia de Marco

COMPARTILHE

[supsystic-social-sharing id=’1′]

| Matriz Curricular |

Módulo I 

Administração de
Organizações Culturais

80h

Direito Autoral e Aspectos Jurídicos das Organizações
Prof. Me. Eduardo Senna
15h

Tópicos em Administração Estratégica
Profa Yole Mendonça
15h

Gestão de Pessoas
Prof. Me. David Aquino
9h

Gerência Financeira
Profa. Francis Miszputen
9h

Gestão de Espaços Culturais
Profa. Me. Kátia de Marco
12h

Gestão de Patrimônio Artístico e Histórico
Prof. Me. Mário Pragmácio
9h

Gestão de Organizações Sociais
Prof. Emanuel Vieira
9h

Módulo II 

Comunicação Institucional

59h

Estratégias em Marketing Cultural
Prof. Ivan Lee
12h

Branding, Marketing e Comunicação
Profa. Me. Lucimara Letelier
15h

Desenvolvimento de Públicos
Profa. Dra. Rosane Carvalho
9h

Empreendedorismo e Inovação
Profa. Liliana Magalhães
9h

Responsabilidade Social
Prof. Dr. Márcio Schiavo
12h

Módulo III 

Gestão de
Projetos Culturais

48h

Modelagem e Seleção de Projetos
Profa. Me. Mariana Várzea
15h

Plano de Mídia
Profa. Pamina Schweitzer Milewski
9h

Gestão de Projetos
Prof. Pablo Castellar
15h

Prestação de Contas e aferição de resultados
Prof. Me. Sandra Helena Pedroso
9h

Módulo IV

Economia, Financiamento
e Sustentabilidade

54h

Economia Criativa
Profa. Dra. Ana Carla Fonseca Reis
12h

Legislação de Incentivo
Profa. Ana Ferguson
12h

Desenvolvimento de Públicos
Profa. Dra. Rosane Carvalho
9h

Sustentabilidade e Estratégias de Captação de Recursos
Prof. Ricardo Falcão
12h

Gestão de Patrocínios
Prof. Me. Eliane Costa
9h

Análise de Fundos Alternativos e Cooperação Internacional
Profa Marta Pavese Porto
12h

Módulo V

Informação Estratégica e
Desenvolvimento

48h

Cultura e Desenvolvimento
Profa. Me. Kátia de Marco
9h

Políticas Públicas para a Cultura
Profa. Me. Marta Pavese Porto
15h

Antropologia do Consumo Cultural
Profa. Dra. Solange Riva Mezabarba
12h

Pesquisa e Indicadores Culturais
Profa. Me. Cristina Lins e Prof. João Leiva
12h

Turismo Cultural e Cidades Criativas
Profa. Dra. Heliana Marinho
9h

Módulo VI

Produção Executiva
de Ações Culturais

54h

Engenharia de Produção em Entretenimento
Prof. Dr. Carlos Frederico Barros
15h

Produção em Audiovisual
Profa. Angelisa Stein
9h

Produção em Artes Cênicas
Prof. Dr. Fábio Ferreira
9h

Produção Musical
Profa. Eliana Fonseca Peranzeta
9h

Produção em Artes Visuais
Profa. Denise Mattar
9h

Módulo VII

Cultura e Tecnologia

48h

Cultura Digital e Produção Cultural
Profa. Gabriela Agustini
15h

Tecnologia da Informação
Prof. Me. Ely Barbosa
9h

Comunicação Digital
Prof. Me. Walter Romano Curi
12h

Metodologia de Pesquisa
Profa. Me. Érica Resende
12h

|  Admissão  |

PRÉ-REQUISITOS

Formação superior completa em curso reconhecido pelo MEC em universidades brasileiras ou internacionais.

SELEÇÃO

Entrevista
Análise de currículo

DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA

Original e cópia autenticada do diploma e do histórico do curso de graduação.
Original e cópia do RG, CPF e comprovante de residência.
Duas fotos 3×4

INVESTIMENTO

R$ 17.314,00

Investimento Total

R$ 95,00

Inscrição

R$ 787,00

Parcelamento
(1+21)

*Desconto de 10% do investimento integral para pagamento à vista. Opção de parcelamento em até 25x mediante solicitação.

**As solicitações de bolsas de estudos parciais poderão ser realizadas a partir do início do período de matrícula, mediante justificativa por e-mail dirigido à coordenação. Os pedidos serão analisados por uma comissão formada pela ABGC e PECS/UCAM e a concessão será deferida de acordo com a cota máxima de bolsas para cada turma.

XIII | 2017/2018

Início

Em breve

Carga Horária

360 h

Duração

16 meses

Dias

Seg e Qua

Turno

Noite

Horário

18:30h às 21:30h

Local: Campus Centro – Rua da Assembléia, 10 – 1° Andar, sala 104
Unidade: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa – Programa de Estudos Culturais e Sociais – PECS

O início das aulas poderá ser postergado em virtude do preenchimento mínimo de vagas em cada turma. Os professores estão confirmados, no entanto, poderá haver substituição em virtude de possíveis indisponibilidades de agenda.

As disciplinas não possuem pré-requisito entre si e poderão ter a ordem alterada na agenda de aulas. Algumas disciplinas poderão ser disponibilizadas em plataforma EAD.