Profa. Dra. Mariana Várzea

Mariana Várzea é graduada em museologia, com mestrado em história Social da Cultura pela PUC Rio e doutora em Museologia, pela UHLT – Lisboa.
Há 30 anos atua em organizações públicas e privadas da área da cultura , desenvolvendo inúmeros projetos e iniciativas de impacto social e cultural. Como superintendente de Museus da Secretaria de Estado de Cultura foi responsável pelas políticas para a área museológica, que envolveram atividades de preservação, documentação, pesquisa, gestão, comunicação, expografia, financiamento e fomento da rede fluminense de museus.
Esteve à frente de importantes projetos expositivos e editoriais emprestado seu olhar atento e criativo tanto para o desenvolvimento dos conceitos curatoriais dessas iniciativas, como para a reflexão de sua sustentabilidade e gestão – temas que tem sido objeto de trabalhos, estudos e cursos que ela ministra.
Atua, ativamente e voluntariamente, em entidades como o Conselho Internacional de Museu, no Brasil (ICOM-BR) e a Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC).
Trabalha em colaboração com diversos parceiros, a partir de sua empresa Inspirações Ilimitadas (2016) – uma consultoria especializada em identificar e desenvolver inovação para museus e iniciativas culturais, por onde desenvolveu planos museológicos para museus, o programa HiperMuseus(www.hipermuseus.com) , voltado à capacitação em cultura digital para museus; o site gloria.art.br, com foco em patrimônio cultural e cidade. Pelas redes sociais da Inspirações Ilimitadas, Mariana Varzea realiza os Encontros Inspirados, espaço digital de reflexão sobre museus e patrimônio cultural.

https://www.facebook.com/InspiracoesIlimitadas/

https://www.youtube.com/channel/UCpkHYmGYp0OXhH_oCg1KsLg

 

Curriculum Lattes:

http://lattes.cnpq.br/5375477589385365

Disciplinas que ministra:

  • Modelos de Sustentabilidade e Mecanismos de Financiamento