

A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE GESTÃO CULTURAL – ABGC
É uma ONG que atua desde 2005 na formação profissional e de conhecimento acadêmico junto aos setores de Produção e Gestão Cultural e Social, através da realização de ações voltadas à qualificação profissional e à divulgação das profissões afins junto ao mercado de trabalho, mediante parcerias e convênios com instituições públicas e privadas.
A ABGC tem como prerrogativa reunir pesquisadores, professores e profissionais das áreas da produção de bens culturais e do gerenciamento em cultura, propondo-se a realizar cursos de capacitação em formatos diversos – corporativos, de extensão e de pós-graduação, além de pesquisas e publicações.
UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES – UCAM
Mais antiga instituição privada de ensino superior no país com atuação histórica na graduação e pós-graduação em Direito, Economia, Administração, Ciências Sociais, Artes e Cultura.
PROGRAMA DE ESTUDOS CULTURAIS E SOCIAIS – PECS
O PECS, fruto do convênio entre a UCAM e a ABGC, tem a missão de desenvolver cursos de pós-graduação e de extensão a partir das novas demandas profissionais requeridas pelo mercado de trabalho nos campos da arte, cultura e sociedade.
Quem somos

Doutoranda em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia de Lisboa, mestre em Ciência da Arte e graduada em Ciências Sociais, ambas pela Universidade Federal Fluminense. É curadora independente e membro da Associação Brasileira dos Críticos de Arte – ABCA e foi Subsecretária de Cultura de Niterói, além de professora do Departamento de Artes da Universidade Federal Fluminense.
Fundou e preside a Associação Brasileira de Gestão Cultural – ABGC e é coordenadora acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais e Sociais – PECS, da Universidade Candido Mendes, onde também co-coordena os MBA em Gestão e Produção Cultural, em Sustentabilidade e Gestão Socioambiental e em Gestão em Museus. É gestora do projeto Dialogue Café Rio, ONU/ UNAOC/UCAM e também é Diretora do Museu Antonio Parreiras FUNARJ/SECEC RJ.

Professor-Doutor LD em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho, especialista em Comunicação para o Desenvolvimento pelo CIACOP/UNESCO, e formado em Comunicação Social pela UFF-Universidade Federal Fluminense. Dedica-se ao campo da comunicação para o desenvolvimento humano sustentável, enfatizando o emprego das técnicas e métodos do marketing social e cultural. Possui mais de 30 anos de experiência nacional e internacional em programas sociais, sobretudo nos campos da promoção dos Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Sustentabilidade, Relacionamento Comunitário, Gerenciamento e Prevenção de Conflitos e Gestão Sociocultural. Sua experiência profissional abrange as áreas de criação, planejamento e coordenação de projetos sociais; informação, educação e comunicação; gestão estratégica, supervisão e avaliação de projetos. É diretor-presidente da Comunicarte Agência de Responsabilidade Social, membro da Comissão de Responsabilidade Social do IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis) e Diretor-Presidente no Brasil do Population Media Center. Coordenador de conteúdo do MBA em Sustentabilidade e Gestão Socioambiental.

Doutora e Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH-UERJ). Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Amazonas (1990). Formada na Escola de Teatro Martins Pena – Rio de Janeiro (1993). Professora do curso de Pós-Graduação em Produção Cultural na Universidade Cândido Mendes. Foi professora substituta do curso de Produção Cultural da UFF Campus de Rio das Ostras (2013/2014). Formação e experiência comprovada em Teatro (cursos, oficinas, seminários, encenações de peças e leituras dramáticas); em Comunicação Social (âncora, produtora, apresentadora de jornal e programas de tv; repórter de jornal impresso e rádio, locutora, revisora, articulista); em Políticas Públicas (formulação, articulação e experiência na área de Cultura, Artes, Produção e Gestão Cultural. Na gestão pública, assumiu as funções de: Ouvidora e de Coordenadora da Divisão de Políticas Culturais do Ministério da Cultura na Representação Regional RJ/ES; Assessora da Divisão de Estudos e Pesquisas da Funarte; Coordenadora de Feiras Nacionais de Livros da Fundação Biblioteca Nacional; Assessora da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio; Assessora Especial da Fundação Nacional do Índio; Consultora do Ministério da Cultura e Universidade Federal da Bahia na elaboração do Plano Municipal de Cultura do Rio de Janeiro. Curadora e produtora, desde 2013, de ciclos de debates no Núcleo Artístico da Rede Globo; curadora e coordenadora dos painéis internacionais com apoio do Oi Futuro e da Secretaria de Estado de Cultura do Rio. Organizadora das publicações: “A Teatralidade do Humano” (Edições Sesc SP 2011) e “Ato Criador (Editora Azougue, 2015).
Conselho consultivo

Museólogo, mestre em Memória Social pela UNIRIO, e doutorando em História pelo CPDOC/FGV. Foi responsável pelos setores de restauração, exposições e pesquisa do Museu da República (1983-1989 e 1994-1999), e diretor-adjunto do Museu Nacional de Belas Artes (2003-2005). No Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, foi coordenador de Integração das Ações Museológicas (1992-1994) e membro do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural (2013). No Instituto Brasileiro de Museus, exerceu as funções de coordenador de Patrimônio Museológico (2009-2012) e diretor do Departamento de Processos Museais (2012 – 2013). Foi Diretor-Executivo do Centro Cultural Justiça Federal em duas gestões (2007-2009 e 2013-2015), e Assessor Técnico do Centro de Memória da Justiça Federal da 2ª Região (2015-2017). Foi professor do MBA em Gestão Cultural/ABGC – Candido Mendes entre 2009 e 2014. É professor de Teoria Museológica do Departamento de Estudos e Processos Museológicos da UNIRIO desde 1991, e museólogo no Museu Casa Geyer/IBRAM desde abril de 2017. Autor de livros e artigos sobre colecionismo e coleções musealizadas, história dos museus, fotografia e teoria museológica.

Mestre em Bens Culturais e Projetos Sociais pelo CPDOC e graduada em Administração pela EAESP/ Fundação Getulio Vargas, Francis trouxe para o Instituto Cultural Cidade Viva – ICCV seus mais de 25 anos de experiência e expressiva evolução de carreira na área de gestão estratégica, em empresas como a própria FGV, o IBMEC e a Babylon.
Desde 2004, no ICCV, teve sob sua responsabilidade a Produção Executiva dos projetos culturais, entre eles o Inventário das Fazendas do Vale do Paraíba Fluminense. Em 2009, com a criação da Editora Cidade Viva, assumiu a Diretoria de Projetos do Grupo, destacando-se a coleção bilíngue River of January, lançada em seminário ministrado na Brown University.
Destaca-se ainda, durante sua gestão, o projeto, construção e administração do Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, agraciado com Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do IPHAN, pela conservação e inovação estratégica na preservação deste inestimável patrimônio histórico e ambiental do país.
Com intensa atividade acadêmica nos últimos quinze anos, atualmente é titular disciplinas de gestão em MBAs da Universidade Candido Mendes e da Fundação Getulio Vargas, além de participar de projetos internacionais de educação em empreendedorismo social, destacando-se a parceria com membros da Columbia University.

Liliana Magalhães
Conselho Consultivo
É especialista em gestão, inovação e mobilização de parcerias no setor da economia criativa. Tem formação em Arte Educação (UFPE), especialização em marketing (FGV RJ), arte pelo Institute of Contemporary Arts (UK) e negócios sociais pela Yunus Social Business/ESPM RJ. É mestranda em Gestão e Inovação na Engenharia de Produção da Coppe/UFRJ e integra o Conselho de Administração da Fundação Bienal de Artes Visuais do MERCOSUL.
Sócia-diretora da SOMOS cultura, educação e comunicação, atua como empreendedora, curadora e consultora de gestão estratégica e de conteúdo. Entre os clientes atendidos estão; o Istituto Europeo de Design IED, a Caixa Cultural, o Centro de Referência do Artesanato Brasileiro – CRAB do Sebrae-RJ e a incubadora Rio Criativo do Estado do Rio de Janeiro.
Foi Gerente de Cultura do SESC RJ (2012/2013) e por nove anos esteve à frente da área de cultura do Santander no Brasil como superintendente do Santander Cultural (SP/RS 2001/ 2010)). Foi Gerente de Marketing da Fundação Roberto Marinho e consultora da UNESCO-RJ. Atuou na Fundação Joaquim Nabuco, Secretaria de Cultura de Olinda e empreendeu projetos para revitalização de patrimônio cultural no Recife e Olinda(PE).
É voluntária no Projeto Rio de Encontros – arte educação e transformação social- em Marabá, Amazônia e no Atelier de Arte Sagrada do Centro Nyingma de Budismo Tibetano RJ.

tem 18 anos de experiência no setor cultural, social e em museus. É iniciadora e coordenadora do Museu Vivo (museuvivo.com) que ativa o ecossistema do setor de museus para sustentabilidade e inovação. Especialista em Development (Marketing, Branding, Captação de recursos, Desenvolvimento de Públicos e Comunicação) para museus, organizações culturais e sociais, atua com Relações Institucionais/Internacionais e capacitação. Trabalhou com The Children’s Museum Boston, Guggenheim Museum, Caixa Cultural, Museu da Imigração e Fundação Bienal. Como Diretora Adjunta de Artes do British Council, 2012 a 2017, foi co-lider do programa Transform e Coordenadora do Programa de Museus. Antes, como consultora de Development e Planejamento Estratégico atendeu 26 organizações culturais e sociais quando diretora do McBrasil (managementcentre.co.uk), e da Artefoco Gestão Cultural. Foi também: Diretora de Captação de Recursos da ActionAid Brasil, Gerente de marketing e Relacionamento da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira. È mestre em Arts Administration pela Boston University (EUA) e Graduada em Marketing e Comunicação Social (ESPM-SP). Palestrante em congressos internacionais e cursos como: ISPA; Museum Next; Museums Changes Lives; Museum Academy; “Creating Innovative Learning Programmes for Museums”,V&A; Design thinking para Sustentabilidade(Gaia Education). É professora da Universidade Candido Mendes no MBA em Gestão de Museus e em Gestão e Produção Cultural.

Formado em Comunicação pela PUC-Rio, é gestor público na área da cultura, empreendedorismo e economia criativa. Foi Secretário Nacional de Economia Criativa do Ministério da Cultura e Superintendente de Cultura e Coordenador de Diversidade Cultural da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.
Em 2009, foi responsável pela concepção e implementação da Incubadora Rio Criativo, primeira incubadora do país exclusivamente voltada para empreendimentos da Economia Criativa e do Programa Rio Criativo de Desenvolvimento da Economia Criativa do Estado do Rio, instituído via decreto governamental em abril de 2013.
Coordenou a implantação da rede de 196 Pontos de Cultura em 70 cidades do estado do Rio de Janeiro e da formulação e gestão do Editai de Intercâmbio e Exportação de Cultura a nível federal e no estado do Rio e dos Editais de Produção de Eventos, de Microprojetos, de Registro de Tradição Oral e de Fomento ao Carnaval e ao Funk.

Doutora em Museologia pela Universidade Lusófona (Lisboa). Fundadora e Diretora da EXPOMUS, empresa de assessoria museológica que realiza exposições nacionais e internacionais de arte e cultura; desenvolve projetos de planejamento, criação e requalificação de museus e atua na área de gestão de coleções.
Presidente do ICOM Brasil entre 2012 e 2018. Membro do Conselho de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e do Grupo de Facilitadores do Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais.
Coordenadora de Conteúdo do MBA em Gestão de Museus de São Paulo, em parceria com a Associação Brasileira de Gestão Cultural |ABGC e a Universidade Candido Mendes.

Museóloga, mestre em História Social da Cultura e doutoranda em Políticas Públicas em Museus. Atua há 20 anos na área da cultura exercendo distintos cargos públicos, privados e em organismos do terceiro setor, sempre convergindo as áreas de cultura e sustentabilidade. Atualmente dirige a Inspirações Ilimitadas Projetos Culturais, dedicada ao planejamento e gestão de projetos e conteúdos culturais em museus e centros culturais. É professora da Universidade Candido Mendes, do MBA em Gestão e Produção Cultural, e Gestão de Museus.

Advogado, Presidente do Instituto Brasileiro de Direitos Culturais – IBDCULT. Doutorando em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela PUC-RIO. Mestre em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO e especialista em patrimônio cultural pelo Programa de Especialização em Patrimônio – PEP/IPHAN (Atualmente Mestrado Profissional). Foi consultor da UNESCO (2010-2011) em projeto relacionado ao patrimônio cultural e também foi professor substituto na graduação em Produção Cultural da Universidade Federal Fluminense (2012-2014), onde foi responsável pela concepção, implantação e coordenação do Observatório Estadual de Economia Criativa – OBEC/RJ (2012-2015). Mediador e Árbitro credenciado pelo Ministério da Cultura para atuar na área dos Direitos Autorais (DOU 20/01/2017). Atualmente, leciona no Mestrado Profissional do IPHAN (PEP/MP), na pós-graduação em Produção Cultural, no MBA em Gestão Cultural e no MBA em Gestão de Museus da Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, bem como na pós-graduação em Direito Ambiental da PUC-RIO. Atua nas seguintes áreas: Direitos Culturais, Direito Autoral, Patrimônio Cultural, Políticas Culturais e Economia criativa.

Pablo Castellar ocupa atualmente a direção artística da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira e é responsável pelos projetos educacionais, comunicação, produção e palco. Com a OSB já lançou 7 temporadas com programas que regularmente figuraram na lista dos melhores concertos do ano no jornal O Globo.
Após 10 anos como diretor artístico e coordenador de produção na G.L. Produções, fundou em 2009 a Artemundi Produções Culturais. Neste mesmo ano assumiu como professor nos cursos de Pós-Graduação em Produção Cultural e MBA em Gestão Cultural na Universidade Cândido Mendes. Também já realizou cursos, seminários e palestras em outros estados e no exterior.
Trabalhou com importantes instituições, tais como os teatros municipais de São Paulo e Rio de Janeiro, Sala Cecília Meireles, Academias Brasileiras de Letras e de Música, Funarte, Instituto Moreira Salles, Centro Cultural Banco do Brasil e Caixa Cultural.

É museóloga e relações públicas com 30 anos de experiência na área de comunicação de museus, tendo trabalhado na Fundação Nacional Pró-Memória, no Museu da República e no Museu Histórico Nacional. É professora concursada de Comunicação Social-Relações Públicas na UERJ.
Mestre e Doutora em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ e Pós Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da UNIRIO/MAST, tem expertise em pesquisas e desenvolvimento de público, comunicação e planos estratégicos em museus.
Como bolsista da Comissão Fulbright e da CAPES fez especialização em Comunicação e Marketing em importantes museus nos Estados Unidos, como Smithsonian Institution, MoMA, Fine Arts Museums of San Francisco, National Museum of the American Indian, aos quais retornou por diversas vezes nos últimos anos para entrevistas e atualização de sua pesquisa.
De 2011 a 2014 foi consultora da Fundação Roberto Marinho onde coordenou o Plano Museológico para construção e implantação do Novo Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, e em 2013 realizou o Plano Museológico do Paço do Frevo em Recife. De 2013 a 2015 foi presidente da Associação dos Amigos do Museu Antonio Parreiras

Mestre em Sistema de Gestão de Projetos com foco RSE pela UFF/RJ e bacharel em Ciências Contábeis pela USU/RJ. É Diretora do Ateliê de Cultura. Presidente do IBAR e do CAE/RJ. Conselheira Suplente do CRC/RJ, Diretora Suplente do Sindicont-Rio e Conselheira Fiscal da ABCR e do Observatório Social do Rio de Janeiro.
Atua como consultora administrativa e financeira em Gestão de Projetos Culturais e sociais em diversas empresas e organizações.

Pós -Graduação/MBA em Marketing pela Coppead – UFRJ e MBA de Formação de Altos Executivos pela Fundação Getúlio Vargas – RJ. Bacharel em Comunicação Social habilitação em Jornalismo.
Exerceu o cargo de Vice-Presidente de Gestão e Relacionamento da Empresa Brasil de Comunicação – EBC. Foi Secretária-Executiva da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, no período 2011/2012 e Secretária de Comunicação Integrada da SECOM (2008/2010). De 2001 a 2008 exerceu os cargos de Chefe dos Centros Culturais do Banco do Brasil em São Paulo e Rio de Janeiro e Gerente Executiva de Marketing do Banco do Brasil. Atua como diretora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage no Rio de Janeiro.
Nossos Posicionamentos
2021
Carta de repúdio do conselho consultivo da associação brasileira de gestão cultural frente à proposta de mudança pelo governo federal em transformar o Museu Nacional em palácio imperial.
Março de 2021
2020
Carta Aberta – Prorrogação Lei Aldir Blanc – ABGC
A Associação Brasileira de Gestão Cultural-ABGC enviou hoje Carta Aberta para 113 deputados, estaduais e federais, e vereadores do Estado do Rio de Janeiro, somando à iniciativa de inúmeros coletivos e instituições brasileiras que também manifestaram-se junto aos Poderes Legislativo e Executivo dos Estados e Municípios Brasileiros, com o pleito resultante de uma ampla mobilização do setor cultural, a fim de reivindicar a urgência na prorrogação do prazo de execução da Lei de Emergência Cultural Aldir.
Dezembro de 2020
ABGC em apoio ao Projeto de Lei de Emergência Cultural
Articulação de divulgação e Moção de apoio da ABGC ao Projeto de Lei de Emergência Cultural de número 1075/2020, depois nominada Aldir Blanc, no início de sua articulação antes da proposição ao Congresso Nacional.
Maio de 2020
2019
ABGC contra o desmonte de instituições culturais
Participação da Comissão em Defesa da Cultura, contra o desmonte das instituições culturais à convite da OAB Rio e da OAB Nacional.
Dezembro de 2019
Campanha #OqueseriadoRiosemoMar pela continuidade do museu.
Campanha com vídeos de diversos professores da UCAM/ABGC, lançados nas redes sociais, pela a continuidade do Museu de Arte do Rio.
Novembro de 2019
ABGC entra com ação contra licitação do Museu do Amanhã
ABGC entra com pedido de impugnação no Ministério Público do Município do Rio de Janeiro contra o edital de concessão para a gestão do Museu do Amanhã por entidades com fins lucrativos.
Matéria da coluna do Anselmo no jornal O Globo sobre a ação que a ABGC entrou contra a licitação do Museu do Amanhã
Outubro de 2019
ABGC participa de Fórum em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro
A ABGC passa a integrar o Fórum em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro em ação junto ao Ministério Público Federal contra o desmonte do IPHAN com disseminadas trocas de cargos técnicos e em outros pleitos.
Setembro de 2019
ABGC posiciona-se contra as demissões de cargos diretivos do IPHAN
ABGC revindica a continuidade da professora Célia Corsino na superintendência do Iphan MG.
Setembro de 2019
Comissão de gestores culturais em audiência com o governador Witzel pela não extinção da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa
A ABGC participa de comissão junto ao Governador do Estado Witzel pela continuidade da Secretaria de Estado de Cultura, em vias de ser extinta, juntamente com 16 representantes de instituições culturais do Estado do Rio, e conseguem reverter o pleito.
Fevereiro de 2019
2018
ABGC posiciona-se contra a extinção do MinC
Artigo da professora Kátia de Marco no Jornal do Brasil contra a extinção do Ministério da Cultura
2018
ABGC apoia continuidade do mestrado do IPHAN
ABGC posiciona-se contra a extinção do mestrado profissional do IPHAN.
2018
2016
Movimento Ocupa MinC, contra a extinção do Ministério da Cultura
ABGC participa de ocupação do MinC, no palácio Gustavo Capamema oferecendo aulas livres com seus professores do MBA em Gestão Cultural.
Maio – 2016
Study Tour do Programa Transform
A ABGC fez parte da comitiva convidada pelo Britsh Council para o Study Tour do Programa Transform, com visitas técnicas e workshops com gestores de museus do Reino Unido.
Maio – 2016
2014
Campanha do Greenpeace pelo Desmatamento Zero
A ABGC participou da coleta de mais de 300 assinaturas e preenchimento de formulários de adesão ao Projeto de Lei Popular pela Campanha do Greenpeace pelo Desmatamento Zero.
Outubro – 2014
Sobre nós
Deixa eu fazer uma homenagem, … duas homenagens públicas. Uma, a esta instituição universitária que criou os primeiros cursos de pós-graduação em Gestão Cultural do país e que vai agora para a sua quarta turma. Tanto o poder público quanto a indústria e as redes e instituições de cultura precisam de quadros que tenham a paixão pelo tema e o know-how em gestão e finanças. Esse curso pioneiro tem, portanto, um papel extraordinário no sentido de formar executivos para os governos, as organizações não-governamentais, as ongs, as empresas e os grupos do setor cultural…
Além de importantes contatos com profissionais da área, as experiências e ensinamentos transmitidos pelos professores me orientaram no sentido de exercer minhas atividades com a necessária profissionalização e abrangência de conhecimentos nas diversas áreas, que as atividades de um gestor cultural diariamente exigem
O aluno amplia seu horizonte de conhecimento, desenvolve uma visão mais integrada do mundo e reforça sua rede de contatos.
Fiz a pós-graduação em Produção Cultural, o curso de extensão de Economia Cultural, o curso de módulo de Economia Criativa e Cidades e o MBA em Gestão de Museus. Tive então que trancar no quarto módulo, pois passei em primeiro lugar no mestrado em Empreendedorismo e Estudo da Cultura na ISCTE-IUL, em Lisboa. Isso fruto dos excelentes professores, conteúdo programático, eficácia e prática dos docentes e direção. Não tenho dificuldade em acompanhar os estudos na Europa, pois foram materiais e aulas já exemplificados ou vividos pelo corpo docente.
Só tenho a agradecer a ABGC pela bagagem que me proporcionou ao longo desses anos e assim que concluir aqui, voltarei para terminar o MBA em Gestão de Museus.
Em que um MBA pode contribuir com um Artista de Rua e Palhaço? Que caminhos um curso de Gestão Cultural pode abrir na trajetória de um artista produtor cultural? Estamos realmente preparados para colocar em campo as nossas iniciativas de forma planejada, organizada e consistente? Ou vamos ficar atirado às cegas, entregues ao destino?
Durante 18 meses tive a honra e o prazer de participar do curso de MBA de Gestão Cultural, organizado pela ABGC, na Candido Mendes. Sou grato e me considero uma pessoa de sorte. Aliás, sentar num banco de escola e estudar é a melhor hora do dia. E como era bom fazer parte daquela turma, animada e unida. As horas passavam e não se notava, quando víamos tinha acabado a jornada. Quantas pedras preciosas os professores depositaram em minhas mãos e nas da turma como um todo. Há uma estrutura no curso que dialoga entre as correntes de pensamento e com a fluidez das ações praticas. É claro que puxei a sardinha para o Circo, o Teatro de Rua, o Palhaço, sério, a turma fez mais de 30 projetos com essa temática. Mas todas as linguagem são contempladas: o Cinema, as Artes Plásticas, o Teatro, a Dança, a preservação da memória, o Museu, Biblioteca, …..
Ter feito o MBA de Gestão Cultural da ABGC, me fez potencializar o que eu já fazia, só que agora em escala maior. As atividades do Grupo Off-Sina estão a pleno vapor, fundei a Escola Livre de Palhaço- Eslipa, a primeira escola do gênero e a única gratuita, publiquei mais cinco livros sobre palhaço/circo/arte pública, viajei para a Europa (Itália, Croácia, Montenegro e Albânia). O Grupo Off-Sina criou, produziu e circulou com mais cinco espetáculos. Realizamos nove seminários por ano, desde o fim do MBA. Estou com 60 anos de idade e me considero na idade da realização. Sabem por quê? Porque me foi dada a oportunidade de sentar e estudar no MBA organizado por Katia de Marco.
Estudar no MBA em Gestão Cultural do Programa de Estudos Sociais e Culturais da Universidade Cândido Mendes e da Associação Brasileira de Gestão Cultural permitiu ampliar a minha formação como gestor. Além disso, tive a oportunidade de conviver com grandes profissionais do mercado brasileiro que atuam como mentores nas aulas. Recomendo o curso! Foi um dos melhores investimentos que fiz em minha carreira! Lá escrevi meu segundo livro! Continuo parceiro, pois o diferencial da ABGC e da Candido Mendes são os professores e equipe de profissionais! Obrigado! Tamo junto!
Cumprimento também as professoras Kátia de Marco e Rosane Carvalho, coordenadoras do nosso MBA. Tomo a liberdade de chamá-lo NOSSO por que este curso nasceu aqui no MAR, quatro anos atrás, e desde então ele tem tido um importante papel no aperfeiçoamento da nossa gestão.
Acreditamos no nosso potencial para ensinar, mas também para APRENDER sempre. É por isso que mais uma vez renovamos nossa parceria com a Universidade Candido Mendes para a execução deste curso. Este ano, com a realização das aulas aqui no museu, as trocas de experiências e saberes entre vocês e a nossa equipe poderão ser ainda mais frequentes e aprofundadas.
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