QUEM SOMOS

A Associação Brasileira de Gestão Cultural é uma ONG que desde 2005 vem atuando na profissionalização e na formação de conhecimento acadêmico junto aos setores de Produção e Gestão Cultural e Social, através da realização de ações voltadas à qualificação profissional e à inserção das profissões afins no mercado de trabalho, mediante parcerias e convênios com instituições públicas e privadas.

A ABGC tem como prerrogativa reunir pesquisadores, professores e profissionais das áreas da produção de bens culturais e do gerenciamento em cultura, propondo-se a realizar cursos de capacitação em formatos diversos – corporativos, de extensão e de pós-graduação, além de pesquisas e publicações.

Sediada no Rio de Janeiro, a ABGC tem convênio com a Universidade Candido Mendes através do Programa de Pós-graduação em Estudos Culturais e Sociais – PECS/UCAM, e oferece há 15 anos cursos de pós-graduação lato sensu pioneiros no país como o MBA em Gestão Cultural, MBA em Gestão em Museus e ainda, a pós em Produção Cultural.

| Equipe |

Katia de Marco

Katia de Marco

Presidente

Graduada em Ciências Sociais e mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense. É curadora independente e membro da Associação Brasileira dos Críticos de Arte – ABCA. Fundou e preside a Associação Brasileira de Gestão Cultural - ABGC e é coordenadora acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais e Sociais - PECS, da Universidade Candido Mendes, onde também coordena o MBA em Gestão Cultural, MBA em Economia Criativa e Cidades, MBA em Gestão de Museus, MBA em Gestão Socioambiental e a Pós-graduação em Produção Cultural. É gestora do projeto Dialogue Café Rio, ONU/ UNAOC/UCAM e também é Diretora do Museu Antonio Parreiras SMU/SEC/RJ

Paulo Marcolino

Paulo Marcolino

Vice-presidente

Pós-graduado em Gestão Cultural pelo Programa de Estudos Culturais e Sociais da Universidade Candido Mendes, onde também cursa a pós-graduação MBA em Gestão Social. Possui graduação em Marketing pela Universidade da Cidade/RJ. É músico formado por curso politécnico da Escola Villa Lobos/ RJ e diretor administrativo da ABGC, onde participou de diversos projetos, entre eles o curso “Gestão de Patrocínio” realizado pela Petrobrás/ABGC (2006). Também É coordenador de projetos sociais na ONG CCAC - Paz Amor de Pilares, desde 2004, e atua como produtor executivo de música independente.

|  Convênios e Parcerias  |

[mpc_grid_images images=”3659,3654,3662,3660,3661,3655,3658,3656,3653,3657,3652,3651,5092″ cols=”7″ gap=”15″ image_opacity=”100″ effect=”none” image_hover_opacity=”100″ animation_in_type=”transition.fadeIn” animation_in_offset=”79″ animation_in_duration=”1150″ animation_in_delay=”500″]

|  Depoimentos  |

Deixa eu fazer uma homenagem, ... duas homenagens públicas. Uma, a esta instituição universitária que criou os primeiros cursos de pós-graduação em Gestão Cultural do país e que vai agora para a sua quarta turma. Tanto o poder público quanto a indústria e as redes e instituições de cultura precisam de quadros que tenham a paixão pelo tema e o know-how em gestão e finanças. Esse curso pioneiro tem, portanto, um papel extraordinário no sentido de formar executivos para os governos, as organizações não-governamentais, as ongs, as empresas e os grupos do setor cultural...

Gilberto Gil | Ex-Ministro da Cultura | Outubro de 2005

Além de importantes contatos com profissionais da área, as experiências e ensinamentos transmitidos pelos professores me orientaram no sentido de exercer minhas atividades com a necessária profissionalização e abrangência de conhecimentos nas diversas áreas, que as atividades de um gestor cultural diariamente exigem.

Maria do Rosário Malcher | Ex-aluna do MBA Gestão Cultural | Coordenadora da Seção de Assuntos Culturais - CCJF

O aluno amplia seu horizonte de conhecimento, desenvolve uma visão mais integrada do mundo e reforça sua rede de contatos.

Ana Carla Fonseca | Garimpo de Soluções

ASSOCIE-SE

Estamos com inscrições abertas para gestores e produtores culturais que desejam se associar.

 

FAÇA PARTE